Publicidade

Primeiro EV da marca. Maserati mostra futuro GranTurismo ainda de camuflado

Texto: Francisco Cruz
Data: 14 de Junho, 2021

Primeira proposta 100% elétrica na marca do tridente, o futuro Maserati GranTurismo continua o seu desenvolvimento, com vista ao momento da apresentação, ainda por anunciar. Sendo que a marca italiana acaba de divulgar algumas fotos do modelo, embora ainda decorado com um inconfundível camuflado.

Para já ainda na forma de protótipo e “escondido” debaixo de um camuflado intenso, a futura geração Maserati GranTurismo anuncia, no entanto e desde já, uma frente promissoramente evoluída, na qual já é possível reconhecer algumas das linhas antevistas no superdesportivo MC20.

A par deste design renovado, uma nova grelha frontal, entradas de ar musculadas e luzes diurnas na vertical. Estas últimas, a fazerem antever uma carroçaria aerodinâmica e desportiva, de perfil agressivo, ombros proeminentes e trancas das portas minimalistas.

Embora fornecendo apenas um vislumbre do traseira, as fotos agora divulgadas pela Maserati fazem antever, ainda, farolins esguios, a par de ponteiras de escape cromadas. Sendo que as imagens também parecem mostrar um spoiler traseiro arrendado.

LEIA TAMBÉM
Eis a estratégia elétrica da Maserati até 2023. Com novo SUV confirmado!

Ainda sobre o protótipo do Maserati GranTurismo que é possível observar nas fotos, ainda de camuflado, a percepção de que se trata de uma unidade com motor de combustão, embora a Maserati garanta, desde já, que o futuro GranTurismo será o “primeiro modelo da marca a adotar uma solução 100% elétrica”.

De resto, o fabricante também revela que, vários protótipos encontram-se, “atualmente, a cumprir uma fase de intensos testes de estrada e em circuito, sob várias condições de utilização, de forma a compilar os dados vitais com vista à elaboração daquela que será a configuração final” do modelo.

Recorde-se que, embora a Maserati faça questão de manter os detalhes sob segredo, já anunciou que, tanto o novo GranTurismo, como o futuro GranCabrio, dois modelos que deverão chegar ao mercado em 2022, fazem parte da chamada “invasão de veículos elétricos a bateria” que o construtor tem previsto lançar. Todos eles reconhecidos pela denominação ‘Folgore’ e a utilizarem tecnologia de 800V, bem como uma capacidade de carregamento até 300 kW.

Nas declarações já feitas sobre o tema, a marca do tridente anunciou, ainda, que os seus futuros veículos elétricos serão, também, “os Maserati mais potentes de sempre”, graças a uma potência que chegar aos 659 cv e que também deverá permitir uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em qualquer coisa como 2,5 segundos. Valores que, no entanto, o fabricante não precisou de que modelo estava a falar…

Além de uma versão elétrica, o futuro Gran Turismo deverá estar disponível, igualmente, com uma versão menos potente do V6 3.0 litros Twin-Turbo que o fabricante tem previsto estrear no MC20 e no qual deverá anunciar 630 cv de potência e 730 Nm de binário. Permitindo ao superdesportivo acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,9 segundos, assim como atingir uma velocidade máxima de 325 km/h.