Mobieco

Publicidade

Tignanello. Maserati apresenta exemplar único do GranCabrio Folgore

Texto: Carlos Moura
Data: 2 de Julho, 2024

Primeiro descapotável elétrico a bateria do segmento de luxo, o Maserati GranCabrio Folgore conhece uma versão única, denominada Tignanello, que se destina a assinalar o 50º aniversário de um dos mais importantes vinhos italianos.

A Maserati criou uma versão Fuoriserie personalizada e única do seu descapotável elétrico, o GranCabrio Folgore, que se destina a assinalar o 50º aniversário do Tignanello, um dos mais importantes vinhos tintos italianos, produzido pela Marchesi Antinori.

Criada em exclusivo para a Marchesi Antinori, aquela unidade personalizada será leiloada a 14 de julho, na Califórnia, na Arts for All Gala do Festival Napa Valley – um dos principais eventos de arte dedicados à beneficência dos EUA. 

O exterior do GranCabrio Folgore Tignanello traduz-se numa personalização da cor da carroçaria, criada propositadamente para o efeito. Assim, a pintura Terra di Tignanello é de cor castanha, inspirada no solo do vinhedo, aquecida por uma tonalidade acobreada de vinho tinto, que evoca os tons de vermelho centrais dos característicos barricas do Tignanello. 

As jantes e as pinças de travão são em preto mate e em preto brilhante, respetivamente, enquanto os emblemas são cor de cobre, com o logótipo da Maserati em cobre brilhante sobre um fundo, igualmente, brilhante. A lona da capota é, também, preta.

Pele decorada e madeira

O habitáculo possui bancos com revestimentos em pele decorada com uma trama de diversos materiais, com nervuras prateadas e em cor de vinho tinto, conecebida em Vegea, um inovador tecido expansível derivado das vinhas. O tecido transmite a sensação visual e tátil do couro, sendo utilizado pela primeira vez num modelo da Maserati.

Os painéis possuem revestimentos em madeira briar escura com gravação a laser – escolhida para evocar a impressão de queimado dos barris de carvalho.  

Nos encostos de cabeça, um elegante bordado combina o Tridente da Maserati com uma das imagens de marca do Tignanello: o sol, há muito uma característica distintiva no rótulo da garrafa. O mesmo símbolo encontra-se gravado a laser no túnel central, tal como as datas 1971-2021, uma referência à primeira e à atual colheita do Tignanello, aos 50 anos volvidos desde que este vinho foi lançado no mercado.

Primeiro descapotável de luxo

O GranCabrio Folgore é o primeiro descapotável elétrico a bateria do segmento de luxo, e o mais rápido do mercado. Performance, conforto, estilo e elegância conferem a este automóvel, equipado com um sistema de bateria baseado em tecnologia de 800 V – desenvolvida com soluções técnicas de ponta baseadas na Fórmula E –, a capacidade de oferecer um desempenho excecional, combinado com o conforto e a elegância típicos do Tridente.

LEIA TAMBÉM
Descapotável elétrico e estatutário. Maserati desvenda o GranCabrio Foglore

O Maserati GranCabrio possui quatro verdadeiros lugares, graças à capota de lona. Conta, ainda, com uma série de sistemas e detalhes inovadores, como o aquecedor de pescoço, para viajar com a capota aberta mesmo quando a temperatura cai, e o corta-vento, para reduzir a turbulência no habitáculo.