Estas foram as marcas com mais recalls em 2024

Em 2024, milhões de veículos na Europa foram chamados às oficinas devido a ações de recall. Conheça todas marcas e os principais motivos das chamadas.

O site Car-Recalls.eu é uma plataforma que acompanha campanhas de recall na Europa, com base em dados oficiais do sistema europeu Safety Gate e da autoridade alemã Kraftfahrt-Bundesamt (KBA).

Em 2024, o Safety Gate registou 249 recalls envolvendo 256 modelos de 41 marcas. Já a KBA identificou 387 recalls que afetaram 258 modelos de 44 marcas, incluindo veículos com mais de 10 anos.

Recalls: o que são e porque acontecem

Os recalls são medidas obrigatórias para corrigir riscos à segurança, saúde ou ambiente, abrangendo componentes como motor, travões, suspensão, direção, eletrónica, airbags e sistemas de assistência à condução.

Além destas ações, há também as campanhas de serviço. Apesar de menos chamativas, não são menos relevantes, incluindo atualizações de software e pequenas reparações preventivas feitas durante as revisões na marca.

Marcas com mais recalls em 2024

Segundo o Safety Gate, a Mercedes-Benz liderou em 2024, com 24 recalls, seguida pela BMW (23) e pela Citroën (15).

Já nos registos da KBA, a Mercedes mantém a liderança com 43 casos, mas é seguida pela Ford (35) e pela BMW (24).

As diferenças entre as listas devem-se ao facto de a autoridade alemã incluir também recalls menos graves, enquanto o Safety Gate concentra-se nos riscos mais sérios.

  • BMW emite recall para 70 mil elétricos por falha de potência

    ID: 205086 | 2839249072

Campanhas de recall que marcaram o ano

De acordo com o site Car-Recalls.eu, em 2024, cerca de 6,5 milhões de veículos BMW foram chamados às oficinas em ações de recall por "diversos problemas".

A Volkswagen convocou mais de 1,2 milhões de automóveis por falhas no sistema EGR, enquanto cerca de 760 mil veículos da Ford enfrentaram defeitos no filtro de partículas (DPF).

Entre os modelos mais afetados, o BMW Série 3 lidera com sete ações de recall. A este seguem-se os BMW Série 5 e X3, os Mercedes-Benz Classe C e GLE, e o Toyota ProAce, todos com cinco recalls.

Mais recalls não significa menos fiabilidade

Apesar do número elevado, importa sublinhar que a quantidade de recalls não é um indicador direto da fiabilidade de um modelo.

Um modelo com várias chamadas pode continuar a ser uma boa opção de compra, assim como o contrário também é verdade.

  • Motores rotativos: incompreendidos ou apenas pouco fiáveis?

    ID: 205117 | 381276159

E em 2025?

Ainda não existem dados consolidados para 2025. Os relatórios anuais são divulgados apenas no início do ano seguinte, embora a plataforma Car-Recalls.eu atualize semanalmente novas campanhas através da informação disponibilizada pelas bases oficiais já mencionadas.

Entre as mais recentes está um aviso urgente da Stellantis para veículos equipados com airbags Takata, pedindo aos proprietários que visitem uma oficina ou deixem de conduzir o carro de imediato.