Stellantis ordena paragem imediata de milhares de C3 e DS3

A Stellantis emitiu uma ordem de “paragem imediata” para os C3 e DS3 produzidos entre 2009 e 2019 em França. Em causa estão airbags defeituosos.

A Stellantis emitiu um pedido de retirada imediata de cerca de 82 mil veículos da Citroën das estradas devido a airbags Takata defeituosos em França.

Os modelos afetados são o Citroën C3 de segunda geração e o Citroën DS3, produzidos entre 2009 e 2016, assim como o DS3, produzido entre 2016 e 2019.

Os proprietários destes modelos foram aconselhados a deixar de conduzir os seus veículos, na sequência de um acidente que causou a morte de uma mulher em Reims, França, depois de esta se ter despistado para evitar um camião pesado.

O que está em causa?

Os Citroën já mencionados estão equipados com insufladores de airbag Takata, cujas propriedades químicas deterioram-se ao longo do tempo.

Em caso de acidente, poderá ocorrer a projeção de estilhaços metálicos dentro do habitáculo e acredita-se que tenha sido isto que aconteceu no acidente em Reims, França, a 11 de junho.

O assunto em si não é novo e importa relembrar que a Stellantis tem em vigor a campanha "Stop Drive", uma ação de recall dos seus veículos equipados com estes airbags. Até 22 de novembro do ano passado, já terão sido realizadas 302 mil substituições de airbags Takata.

Contudo, após este último acidente, o Ministério dos Transportes francês solicitou a retirada de todos os C3 e DS3 abrangidos pelo recall dos airbags Takata das estradas francesas.

E em Portugal?

Portugal faz parte dos países incluídos na campanha “Stop Drive”, na qual estão abrangidos um total de 15 mil veículos. Até ao momento, já foram reparados mais de 2.500 veículos.

De acordo com o comunicado, todos os proprietários dos veículos abrangidos por esta ação de recolha terão recebido cartas físicas e várias mensagens de acompanhamento da Citroën e DS Automobiles, com instruções sobre como proceder para a necessária substituição dos airbags.

Nessas cartas, é pedido aos clientes que efetuem um processo de registo através de um código QR aí inserido, acedendo ao website específico da marca, ou contactando o call center ou até o seu concessionário Citroën mais próximo.

O custo da intervenção necessária no veículo será assegurada pela Stellantis e terá uma duração de cerca de duas horas, quando realizada nas oficinas autorizadas.

Não é a única

É importante referir que a Citroën não é a única fabricante de automóveis a utilizar estes airbags Takata potencialmente perigosos.

A ação de recall em vigor da Stellantis é só mais uma entre várias de diversas marcas automóveis que instalaram o mesmo tipo de airbags.

De acordo a publicação Auto Express, o ministério francês já emitiu alertas para proprietários de modelos da Peugeot, Audi, BMW, Ford, Nissan e até Ferrari.