Publicidade

Combustível, oficina, portagens. MAN e LOGPAY facilitam pagamentos digitais

Texto: Carlos Moura
Data: 23 de Janeiro, 2023

O pagamento sem dinheiro de combustíveis, oficina e portagens através do próprio camião já é possível na sequência de um acordo entre a MAN e a LOGPAY, especialista em serviços de pagamento digital. No futuro, o sistema vai ser alargado à gama ligeira MAN TGE. 

Um acordo estabelecido entre a MAN Truck & Bus e a LOGPAY, especialista em serviços de pagamento digital, vem possibilitar o pagamento sem dinheiro com o cartão MAN nas estações de serviço e oficinas MAN em toda a Europa.

O sistema de pagamento digital MAN SimplePlay foi apresentado oficialmente no IAA Transportation 2022 no passado mês de setembro com o objetivo de simplificar as transações e de assegurar a máxima transparência para motoristas e gestores de frota.

Com o serviço MAN SimplePay, o camião paga automaticamente na estação de serviço depois de abastecer combustível e o gestor de frota recebe as faturas digitalizadas em tempo real. 

O sistema MAN SimplePay também possibilita o pagamento de portagens, apesar dos diferentes sistemas de faturação na Europa, já que as transações são processadas digitalmente através do veículo, independentemente da rota de transporte.

Cartões de combustível virtuais

Segundo a MAN, o sistem utiliza as interfaces para Mobile Fueling e serviços de pagamento digital já estabelecidos pela LOGPAY numa nuvem partilhada. As aplicações ficam disponíveis para o condutor através do próprio sistema de infoentretenimento do veículo. 

A ligação à nuvem é efetuada pela caixa de conectividade Rio Box, que está instalada em todos os veículos MAN. Para o processo de pagamento efectivo no reabastecimento, os camiões e comerciais ligeiros da marca utilizam cartões virtuais de combustível fornecidos pela LOGPAY, enquanto o processamento das portagens é efectuado através do hardware já utilizado no veículo para este fim.  

LEIA TAMBÉM
800 km de autonomia. MAN eTruck já está em testes de estrada

A MAN Truck & Bus refere que os novos serviços de pagamento MAN SimplePay serão lançados gradualmente no mercado europeu ao longo do ano de 2023 para camiões e comerciais MAN.  

A oferta deverá ser sucessivamente alargada através de novos âmbitos de aplicação para formar um ecossistema digital abrangente para pagamento através do veículo. No futuro poderá ser alargada para a condução autónoma ou para a utilização de infra-estruturas públicas de carregamento eléctrico.

Projeto-piloto com BP

“Com a LOGPAY, ganhámos um parceiro forte”, afirma Torsten Breitbach, Responsável de Desenvolvimento & Operações de Vendas da MAN Truck & Bus. “”Com o MAN SimplePay, estamos a dar mais um passo no caminho para nos tornarmos num conjunto inovador e inteligente de soluções de transporte sustentáveis”, sublinha.

Por sua vez, Jens Thorwarth, CEO do Grupo LOGPAY, acrescenta que através cooperação com a MAN “estamos a levar o pagamento digital a camiões pela primeira vez”, salientando que o “pagamento do processo de reabastecimento, que já hoje é possível através do Charge&Fuel APP, será então possível directamente a partir do veículo MAN”.

O MAN SimplePay já concluiu acordos para uma primeira operação piloto de pagamento digital do veículo na estação de serviço com a BP, cuja apresentação oficial decorreu durante o IAA Transportation 2022. 

As primeiras frotas de camiões em Inglaterra poderão em breve utilizar o novo serviço nas estações de serviço da BP. A operação piloto deverá ser alargada à Alemanha no início de 2023. A carteira de serviços do MAN SimplePay estará totalmente disponível a partir do outono de 2023.