Mobieco

Publicidade

Camião elétrico da MAN já está ao serviço do Aldi

Texto: Carlos Moura
Data: 24 de Junho, 2022

O camião elétrico da MAN já se encontra a ser operado pela TJA para o Aldi. Os primeiros resultados são bastante animadores, já que o veículo cumpre os requisitos de utilização prática.

O primeiro camião MAN eTGM, adquirido pela TJA – Transportes J. Amaral, já se encontra em operação ao serviço da cadeia de supermercados Aldi, na zona da Grande Lisboa. 

Na primeira viagem percorreu 92 quilómetros e consumiu um total de 96,2 kW de energia, isto é, cerca de 1,04 kW por quilómetros, regressando às instalações do cliente na Moita, ainda com um nível de carga de 48% de uma bateria de iões de lítio NMC com 12 módulos e uma capacidade total de 185 kWh.

A bateria foi montada de forma a otimizar o espaço, não sendo necessário qualquer carregamento intermédio. Segundo refere a MAN Truck & Bus Portugal, aqueles valores foram alcançados graças à “tecnologia eficiente do MAN eTGM e a uma notável taxa de recuperação de energia”.

Caixa frigorífica elétrica

Com três eixos, peso bruto de 26 toneladas, o MAN eTGM oferece uma autonomia de até 190 quilómetros e dispõe de funções de carregamento rápido, que satisfaz todos os requisitos de utilização prática. 

Este camião elétrico está equipado com uma caixa de frio fornecida pela Costa & Reis, cujo pavimento é de material topo de gama da marca Lamberet, eliminando todos os ruídos nas operações de carga e descarga.

LEIA TAMBÉM
MAN. Camião elétrico com autonomia de até 800 km chega em 2024

O novo camião da TJA conta ainda com um motor de frio elétrico da Carrier e uma plataforma elevatória da Dhollandia também. eléctrica. Todo este equipamento de última geração, funciona graças a um conjunto de baterias desenvolvido pela empresa Addvolt.

Com o MAN eTGM, a TJA e o Aldi apostam na inovação e em estratégias de sustentabilidade que visam diminuir o impacto ambiental das suas atividades.