MAN eTGM. Já em operação na Noruega, Países Baixos e Berlim

O MAN eTGM já se encontra em operação em vários países e em aplicações diferentes. Noruega e Países Baixos são os exemplos mais recentes...

O MAN eTGM já se encontra em operação em vários países e em aplicações diferentes. Noruega e Países Baixos são os exemplos mais recentes, assim como um projeto em Berlim…

O camião elétrico da MAN, eTGM, já se encontra em operação em vários países e em aplicações diferentes, quer seja na distribuição postal na Noruega, quer como veículo de limpeza de neve nos Países Baixos ou num estudo sobre o abastecimento de supermercados em Berlim. A versatilidade da sua plataforma é um dos seus grandes argumentos.

Na Noruega, país pioneiro na mobilidade elétrica, o MAN eTGM está a ser utilizado pelo Grupo Posten Norge (Correios) para a entrega e recolha de encomendas em centros logísticos no centro de Oslo, substituindo o camião diesel anteriormente utilizado.

Com o MAN eTGM de 26 toneladas de peso bruto, o Grupo Posten Norge iniciou a conversão da sua frota pesada com motorizações alternativas. 

Estudo em Berlim

Na Alemanha, a MAN Truck & Bus está a participar no estudo de viabilidade "ZeroEmissionDeliveries - Berlin", lançado pela associação ambiental europeia Transport & Enviornment e que será aplicado pelo grupo de distribuição alimentar alemão REWE para demonstrar como é possível mudar para veículos comerciais elétricos nas operações de tráfego regional. A MAN participa neste projeto com os seus conhecimentos como fabricante de veículos.

O núcleo do projeto é formado pela T&E, REWE Group, MAN Truck & Bus e Fraunhofer Institute for Systems and Innovation Research (ISI), que conduzirá o estudo. Outros parceiros do projeto são Stromnetz Berlin, Allego e Compleo.

Este estudo terá baseado na operação do Grupo REWE em Berlim a partir dos centros logísticos Oranienburg e Alt-Mariendorf. A viabilidade será analisada com base no exemplo prático da logística de distribuição regional na capital alemã e nos seus arredores e nas rotas de entrega para mais de 250 lojas naquela região.

O estudo vai procurar esclarecer o número de camiões elétricos MAN eTGM necessários para a operação, o plano de rota ideal para os veículos, como pode ser concebida uma mistura de insfraestruturas de tarifas privadas e públicas, assim como os requisitos resultantes para a rede de distribuição e produção de energia.

Através da experiência adquirida pela MAN com o camião de distribuição eléctrico eTGM no projeto CNL na Áustria desde 2018, o estudo T&E pode ser apoiado da melhor forma possível pelos dados reais recolhidos nessas operações.

Estreia como veículo de inverno 

Nos Países Baixos, o MAN eTGM está a ser utilizado nos Países Baixos como veículo espalhador de sal pela empresa De Jong Zuurmond, que introduziu três unidades deste modelo.

O fornecedor de serviços de manutenção para estradas nacionais e vias fluviais utilizou pela primeira vez este ano o camião elétrico de 26 toneladas da MAN como veículo de serviço de inverno.

Em condições normais, o MAN eTGM é utilizado pela De Jong Zuurmond em trabalhos de marcação de estradas. Como é raro nevar nos Países Baixos - e em caso de necessidade - existem veículos especiais para espalhar sal nas estradas. Os camiões basculantes disponíveis são equipados com um sistema de adaptação para a duração do inverno e os silos com um espalhador de sal são amarrados à estrutura.

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O acionamento da espalhado desta infra-estrutura é assegurado por uma bomba hidráulica rebatível ao cubo da roda no último eixo. Esta solução assegura o melhor compromisso entre a proporcionalidade desejada entre a velocidade e a quantidade de aplicação. 

Na empresa De Jong Zuurmond, o sistema foi instalado na carroçaria do MAN eTGM no início do inverno.