MAN não vai ter autocarros urbanos Euro 7

A MAN anunciou que não vai ter autocarros urbanos Euro 7 e que a partir de 2030 a gama contará, na Europa, apenas com soluções elétricas

A MAN anunciou que não vai ter autocarros urbanos Euro 7 e que a partir de 2030 a gama contará, na Europa, apenas com soluções elétricas a bateria ou fuel-cell. Entretanto, a marca alemã apresentou a nova versão de 10,5 metros do Lion's City E.

A MAN Truck & Bus anunciou que não irá investir na tecnologia Euro 7 para autocarros e a partir de 2030 a sua gama contará apenas modelos com emissões zero.

"Em 2030 não iremos vender autocarros urbanos com motor de combustão na Europa", afirmou Heinz Kiess, diretor de marketing de produto da MAN Truck & Bus, durante a Cimeira Global de Transporte Público da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), em Barcelona.

"Analisando a evolução do mercado de autocarros urbanos na Europa, não acreditamos que as linhas motrizes a gás tenha mercado no futuro. Vai haver espaço para autocarros fuel-cell, mas não deverão representar mais do que 10% do total do mercado", sublinhou Heinz Kiess.

Em novembro do ano passado, a Comissão Europeia apresentou uma proposta para os limites de emissões Euro 7. Para camiões e autocarros com mais de 3,5 toneladas, a norma torna-se obrigatória obrigatória.

Todavia, se um construtor quisesse lançar no mercado veículos Euro 7 teria de desviar investimentos que foram canalizados para tecnologias de emissões zero - como soluções a bateria ou a hidrogénio - e voltar a trabalhar em motores de combustão.

Novo Lion´s City E

No UITP de Barcelona, a MAN apresentou a nova versão de 10,5 metros do Lion's City E que se vem juntar às já existentes de 12,2 e 18,1 metros.

O novo autocarro urbano elétrico de 10,5 metros está a ser produzido na fábrica de Starachowice, na Polónia, desde o início de 2023. A variante mais compacta do Lion's City E está dotada com uma linha motriz elétrica que desenvolve uma potência de 160 kW em contínuo ou 240 kW em pico, sendo a energia fornecida por baterias NMC, as quais serão instaladas no tecto do autocarro. 

O MAN Lion's City E 10 será proposto em versões com quatro ou cinco módulos, que oferecem uma capacidade total de 320 kWh (250 kWh úteis) com autonomia de até 235 km ou 400 kWh (320 kWh úteis), permitindo percorrer até 300 quilómetros.

Autónomos em parceria com a Mobieye

A MAN Truck & Bus estabeleceu uma parceria com a Mobieye para o desenvolvimento de autocarros urbanos autónomos. O primeiro projeto-piloto, denominado MINGA, está previsto para 2025 e decorrerá na cidade de Munique, na carreira 144, que serve o Parque Olímpico.

O projeto envolverá a utilização de um autocarro MAN Lion´s City E, equipado com a tecnologia Mobileye Drive intelligent Automated Driving System (ADS), que compreende um sistema sofisticado de sensores e mapas de alta definição. Durante os testes estará sempre presente a bordo um motorista.

LEIA TAMBÉM
MAN vai ter chassis para autocarros elétricos em 2024

Outra tarefa da MAN será integrar nos veículos autónomos num ecossistema mais vasto. A automatização do autocarro num ambiente urbano complexo vai mais além do que a condução como a comunicação com os passageiros, incluindo venda de bilhetes, comportamento nas paragens, acalmia de situações de conflitos ou reação a eventos inesperados com desvios de trânsito ou acidentes.