Mobieco

Publicidade

Barcelona recebe mais nove autocarros elétricos da Irizar

Texto: Carlos Moura
Data: 11 de Junho, 2021

A Irizar forneceu mais nove autocarros articulados elétricos de 18 metros de comprimento à TMB, empresa responsável pelos transportes públicos em Barcelona.

A Irizar entregou mais nove autocarros elétricos à TMB – Transports Metropolitans de Barcelona, que se irão juntar às quatro unidades que se encontram em circulação na capital da Catalunha desde 2019.

Os autocarros elétricos Irizar ie tram de 18 metros possuem quatro portas, 36 lugares sentados, uma área para cadeira de rodas e outra para carrinhos de bebé. 

Os veículos estão equipados com um motor elétrico de 236 kW fabricado pela Alconza – um filial do Grupo Irizar – alimentado por baterias de iões de lítio produzidas pela própria Irizar. Com a utilização de um pantógrafo de carga ultrarrápida, as baterias demoram cerca de quatro minutos a recuperar sua capacidade. Para o efeito foram instalados dois postos de carregamento na cidade de Barcelona. 

Os novos Irizar ie tram foram dotados com os mais recentes sistemas de assistência à condução para assegurar uma operação mais segura e eficiente na carreira H16 (Pg. Zona Franca – Fórum Campus Besòs) da TMB. 

Além disso, os espelhos retrovisores exteriores foram substituídos por duas câmaras digitais, que transmitem as imagens para ecrãs na área de condução, proporcionando uma excelente visibilidade ao motorista. 

Os veículos dispõem ainda de portas USB nos corrimões para o carregamento de dispositivos móveis dos passageiros e oferecem ligações à Internet por Wi-Fi.

LEIA TAMBÉM
Irizar ie tram de 12 metros apresentado no País Basco 

A autarquia de Barcelona tem objetivos ambiciosos de sustentabilidade, que passam pela introdução de autocarros com emissões zero na frota dos TMB para uma descarbonização do transporte público e a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Barcelona.