Mobieco

Publicidade

Com um olho na Europa. Lucid Motors pondera fábrica na Arábia Saudita

Texto: Carlos Moura
Data: 11 de Janeiro, 2021

A Lucid Motors poderá construir uma fábrica na Arábia Saudita, perto da cidade de Jeddah, para produzir os seus modelos. O investimento poderá contar com o apoio do fundo soberano saudita. 

A Lucid Motors poderá construir uma fábrica na Arábia Saudita, localizada perto da cidade de Jeddah. O fundo soberano daquele país já investiu mais de 820 milhões de euros na start-up elétrica norte-americana. 

De acordo com fontes próximas do processo, o fundo soberano saudita poderá assegurar a maior parte do financiamento para a fábrica que poderá ser construída na cidade económica do Rei Abdullah.

A Bloomberg avança que a Lucid e o fundo soberano também estão a considerar em localizar em Neom, uma nova cidade que está a ser construída no noroeste do país. A Arábia Saudita está a procurar tornar-se num pólo do Médio Oriente para a produção de veículos elétricos.

A Lucid Motors concluiu recentemente a primeira fase da construção da sua fábrica em Casa Branca, no estado do Arizona, em novembro. A primeira secção terá uma capacidade de produção anual de 30 mil unidades. As outras três fases da construção deverão ser estar concluídas até 2028, permitindo uma produção anual até 400 mil unidades.

LEIA TAMBÉM
Lucid Air com três motores faz 400 metros em 9,245 segundos

Por desconhecer está a dimensão e capacidade instalada anual da possível fábrica da Lucid Motors na Arábia Saudita.

O Lucid Air estará disponível no mercado norte-americano com um preço de 72.500 dólares (59.242 euros) e após um crédito fiscal federal de 7500 dólares (6128 euros). A oferta da marca vai incluir ainda o Air Touring, o Air Grand Touring e o Air Dream Edition, estando previsto o lançamento destes dois últimos já este ano.