A Lotus está a desenvolver um desportivo elétrico com plataforma de motor central que será o sucessor do Elise e do Emira, estando previsto o lançamento para 2027 com um preço no Reino Unido de aproximadamente 88 mil euros.
O novo desportivo elétrico da Lotus tem o nome de código Type 135 e está a ser desenvolvido em Hethel (Reino Unido) onde também será construído. Este modelo será o último de quatro do projeto Vision80 da Lotus, seguindo-se ao grande SUV Eletre, à berlina Emeya e ao futuro SUV de segmento D, Type 134.
O Type 135 vai ser construído a partir da plataforma dedicada Project LEVA ((Lightweight Electric Vehicle Architecture) que também deveria ser usada pelo sucessor do Alpine A110.
A nova plataforma E-Sports, que resulta de uma evolução do Project LEVA, terá configuração de motor central, o que indicia que a bateria ficará no meio do carro, em vez de por baixo do piso, como é habitual nos elétricos. Isso permitirá ao concorrente do Porsche Boxster ter uma menor altura ao solo e assegurar uma distribuição de peso mais próxima dos desportivos.
Dobro da potência
A nova plataforma E-Sports deverá ser 37% mais leve do que a utilizada atualmente pelo Emira de combustão. Foi desenhada de raiz para compensar o aumento de peso de uma linha motriz elétrica e tem o objetivo de replicar a dinâmica de condução típica dos modelos anteriores da Lotus.
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A arquitetura E-Sports está preparada para acomodar um ou dois motores elétricos, disponibilizando potências dos 470 cv aos 875 cv. Isto significa que a versão de acesso terá mais do dobro da potência do que o Elise de maiores prestações e versões ainda mais potentes poderão ser desenvolvidas para preencher o espaço para um Exige mais orientado para as pistas.