Longbow Roadster: o elétrico britânico que desafia Elon Musk

A Longbow Motors, uma start-up britânica fundada por antigos engenheiros da Tesla e da Lucid, revelou o Roadster, um desportivo elétrico de 995 kg, concebido para preencher uma lacuna criada por Elon Musk. Fique a saber qual.

O Longbow Roadster é um coupé elétrico de dois lugares com 995 kg de peso (!), que acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos e que é capaz de um alcance máximo de 450 km.

Além deste, a Longbow também apresentou o Speedster, uma versão sem tejadilho e para-brisas, com ainda menos 100 kg de peso (!), e que cumpre o mesmo exercício em 3,5 segundos, com uma autonomia de 440 km.

O nome da start-up britânica (Longbow) é uma referência à simbiose entre um arqueiro e a sua arma – nenhum dos dois é letal sem o outro -, e representa o espírito da empresa. O motivo do desportivo chamar-se Roadster remete para um certo diretor-executivo da Tesla, mas já lá vamos…

Um pouco sobre a empresa

A Longbow Motors foi fundada por Daniel Davy e Mark Tapscott, dois britânicos com carreiras bem-sucedidas noutros sectores da indústria automóvel e tecnologia, que decidiram criar uma empresa de automóveis desportivos elétricos – quem nunca quis fazer o mesmo?

A empresa britânica destaca-se pela sua abordagem pragmática em relação aos seus veículos: componentes como baterias, motores, travões (todos eles ligados por um software personalizado) são adquiridos a fornecedores, em vez de desenvolvidos internamente.  

Segundo revelou Daniel Davy, cofundador da empresa, em declarações à Top Gear, esta estratégia permite reduzir custos e acelerar o desenvolvimento: “Se querem vender carros, façam-nos baratos”, declara.

“Independentemente do que digam, se não for uma Ferrari, uma Bugatti ou uma [outra] marca conhecida, se quiser vender carros, torne-os o mais acessíveis possível. É assim que se aumenta o volume [de produção]. Esta é uma lição da Tesla e da Lucid”, explica Davy, à mesma publicação.

Observar os melhores e depois replicar

A estratégia da Longbow também segue o exemplo de outros roadsters desportivos britânicos de sucesso, como a Caterham e a Ariel, dispondo de um design modular e adaptável.

Debaixo da carroçaria, está uma bateria de 2170 células de níquel-cádio, que alimenta um motor elétrico de 322 cv. Para mais tarde, está a ser considerada uma versão de motor duplo.

Ainda assim, para manter os custos sob controlo, não foi escolhida uma estrutura tubular em fibra de carbono ou outro material exótico. O chassis é feito em alumínio e os restantes painéis são feitos a partir de materiais compósitos leves.

A experiência de condução é simples, afirmam os fundadores: direção assistida eletrónica, travões anti-bloqueio e nada de mudanças de velocidade ou notas de escape simuladas.

A empresa está ciente do desafio que é criar um desportivo elétrico totalmente novo, antes de a Alpine e a Lotus introduzirem os seus A110 e Emira elétricos.

Contudo, a Longbow afirma que terá um protótipo pronto já neste verão e que as primeiras unidades estarão disponíveis para entrega em 2026.

Provocação a Elon Musk

Ao contrário da história por de trás do nome da empresa, o motivo para o desportivo se chamar Roadster é mais atual. Trata-se de uma provocação dirigida a Elon Musk e ao muito aclamado Tesla Roadster, que parece nunca mais chegar.

“Muitos clientes fizeram depósitos para um Roadster que não podem adquirir”, disse Daniel Davy, em declarações à publicação já mencionada. “Por isso, pensámos em torná-lo o primeiro Roadster elétrico a seguir ao Tesla Roadster”.

“Se as pessoas quiserem recuperar o seu depósito de 250.000 dólares para um carro de 2020 e investi-lo num carro melhor, vão conseguir um mais cedo. São bem-vindas a fazê-lo. O nosso Roadster vai chegar primeiro”, declarou o cofundador da empresa.

A Longbow já divulgou os preços para os seus dois desportivos no Reino Unido, que ficam compostos da seguinte forma:

  • Longbow Roadster: 64.995 libras (aprox. 77 mil euros, à taxa de câmbio atual).
  • Longbow Speedster (limitado a 150 unidades): 84.995 libras (aprox. 101 mil euros, à taxa de câmbio atual).

     

Relativamente a preços e disponibilidade para Portugal, ainda não existe qualquer informação divulgada pela marca.