Lexus RC mostra-se pela primeira vez em público

Texto: Nuno Fatela
Data: 17 Setembro, 2018
Com presença assegurada no Salão de Paris, o novo coupé desportivo híbrido Lexus RC fez já uma aparição nos Campos Elísios.

Faltam pouco mais de duas semanas para que abra portas a edição deste ano do Salão de Paris, evento que volta a reunir na capital gaulesa a maior parte das grandes marcas mundiais. Entre os fabricantes nipónicos, uma das principais estreias fica a cargo da Lexus, que leva ao evento o novo desportivo híbrido RC. Esta é a evolução do modelo lançado em 2014, uma proposta que procura combinar elegância e traços desportivos, seguindo uma filosofia de estilo definida como YET (Sharp yet Smooth – Preciso contudo Suave) com as performances valorizadas pelo sistema “self-charging hybrid”.

Agora, numa exclusiva antevisão, o Lexus RC já pode ser vista nos Campos Elísios num evento exclusivo. Ele esteve nesta famosa avenida da metrópole francesa para uma pop-up store em que foi conduzido, pela primeira vez, pelo Chef Michelin Andreas Moller. Esta revelação foi acompanhada da criação de um prato exclusivo que é inspirado na filosofia de design do modelo, que foi explicada pelo próprio responsável pelo restaurante Copenhague: ““Queria criar algo que fosse leve e arejado, mas que ainda tivesse muita substância, e sabores fortes. Basicamente, que fosse Sharp Yet Smooth “.

Quando surgiu, há quatro anos, o Lexus RC nasceu com o objetivo de elevar para novos patamares a imagem e dinâmica de condução dos modelos híbridos. Agora evoluiu ainda mais nessas áreas, pois o design e as sensações fortes ao volante foram consideradas premissas essenciais no programa de desenvolvimento. Em Portugal ele está disponível com a motorização 300h que debita 233cv, e promete ainda mais entusiasmo ao volante, pois a resposta do acelerador deste self-charging hybrid foi melhorada e está mais direta e possante.

A estabilidade e comportamento da suspensão e a direção também apresentam ‘upgrades’, surgindo novos amortecedores com maior capacidade de absorção e buchas de suspensão mais rígidas. Além disso, o Lexus RC mudou de “sapatos”, surgindo agora com pneus de maior aderência a envolver as novas jantes de 19”.

 

A eficácia a rasgar o vento foi uma das preocupações para a imagem do coupé híbrido de performance, tendo sido melhorada a sua aerodinâmica. Além disso, a estética também recebe alterações. O perfil da frente ganha novas linhas que fluem deste as laterais pelas óticas LED (com faróis triplos e assinatura diurna com formato em “L”) até à nova grelha com a malha exclusiva dos modelos F Sport da Lexus.

Na retaguarda são visíveis modificações onde a estética e a funcionalidade se conjugam, com o novo para-choques a ter entradas de ar nas laterais que ajudam à estabilidade na condução, conseguindo também a marca que estas alterações enfatizem a largura do modelo e baixo centro de gravidade do Lexus RC. A bordo temos um salto na qualidade premium obtida com novos acabamentos, numa renovação do habitáculo onde a atenção aos detalhes foi enfatizada. E, para reforçar a ligação à família de coupés desportivos do fabricante nipónico, está contemplado no Lexus RC o mesmo relógio analógico do mais potente LC. Além disso, passam a surgir novos acabamentos, num total de cinco opções com materiais como o alumínio e o brushed metal.

 

Além do renovado RC, a Lexus também já desvendou as suas outras estrelas para o Salão de Paris. Conheça-as neste artigo.

Partilhar