Publicidade

Lexus anuncia a esperada linha LC

Texto: Diogo Borges
Data: 22 de Abril, 2017

Com o início da comercialização de toda a gama marcado para Setembro, o fabricante nipónico revelou que a sua grande será a versão híbrida. O preço de entrada é 120.000€, no caso do LC 500h Luxury, sendo que às versões Sport e Sport+ acrescem 4.000€ e 12.000€, respectivamente. A fúria e sonoridade do motor V8 do LC 500 fica 37.000€ acima da versão correspondente do híbrido LC 500h.

Tornar a série de concepts LF-LC concebível em termos de produção, mantendo fiel a sua linha visual e engenharia entusiasmantes foi, certamente, um desafio como a Lexus nunca havia tido. O processo de criação dos LC (que ainda tem a responsabilidade de substituir o LFA) enquadra-se numa plataforma da marca chamada GA-L (Global Architecture – Luxury), de que também faz parte toda a linha sedan LS já apresentada pela nossa revista. Este projecto preservou a aparência aventureira e agressiva dos concepts LC, conseguindo baixar o centro de gravidade do carro, melhorar a aerodinâmica e a estabilidade a altas velocidades, como podemos ver nas imagens através de alguns elementos exteriores como as entradas de ar junto às rodas e o aileron traseiro.

O novo Sistema Híbrido Multi Stage, a carroçaria ultra rígida e leve, e a estabilidade garantida pela suspensão multi-link são argumentos de peso deste novo desportivo da Lexus. Sobre o novo sistema híbrido, a marca refere que foi desenvolvido com o propósito de garantir uma experiência de condução mais desportiva e empolgante, por via do alinhamento entre aceleração do motor e do pedal do acelerador, optimizando a relação potência/consumo de combustível. Segundo o fabricante japonês, este motor eléctrico gera uma melhor a sensação de aceleração e a adição de mudanças alinha de forma mais próxima os inputs do condutor. O resultado é uma ligação mais directa entre o pedal e o acelerador que, de acordo com os valores anunciados, permite acelerações entre 0-100 km/h em 5 segundos.

Com uma distância entre eixos de 2,870 mm, a proximidade dos eixos às extremidades da carroçaria, projecções frontal e traseira de apenas 920 mm e 970 mm, e uma linha de capô baixa, este modelo coupé perfila-se como um robusto atleta, recebendo ainda mais personalidade decorrente da linha de tejadilho baixa e elegante que envolve os passageiros. A grelha fusiforme domina a zona frontal em harmonia com as luzes de presença DRL com ópticas dianteiras Tri-LED.

O interior do novo Lexus LC 500h reflecte o tema exterior de luxo dinâmico, não deixando de convidar o condutor a uma condução mais agressiva. O habitáculo é desafogado e combina elegância, qualidade e sofisticação típica de um coupé premium Lexus. O sistema de multimédia foi melhorado: para além da proximidade à linha de visão do condutor, a marca garante que está mais fácil, acessível e que serão disponibilizadas actualizações. Destaca-se ainda a qualidade dos acabamentos dos bancos em pele, da consola central cosida à mão e das quartelas das portas.

O LC 500h é o primeiro modelo a beneficiar do trabalho desenvolvido pela nova plataforma a nível de tracção traseira, sendo esta a base de futuros modelos com motor frontal e tracção traseira da gama Lexus. Com estes avanços técnicos e design apurado, já premiado com o troféu Eyes On Design pela excelência das suas linhas interiores e exteriores, é justo dizer que se vivem tempos entusiasmantes no seio da empresa nipónica.

Recentemente chegou também a Portugal o novo Lexus IS 300h. Descubra-o neste artigo da Turbo.