Publicidade

Patrão da Lamborghini promete acabar com novos modelos retro

Texto: Carlos Moura
Data: 8 de Julho, 2022

Apesar do sucesso do Countach LP 800-4, o CEO da Lamborghini prometeu acabar com os modelos retro, afirmando que a marca tem de olhar para o futuro.

Num momento em que a Lamborghini faz a transição de motorizações a gasolina e híbridas para elétricas, o Countach LPI 800-4 é um elemento de charneira. Cabe a este modelo preencher o espaço entre a Lamborghini do passado e do futuro.

Recentemente, o CEO da marca italiana prometeu que a sua insígnia nunca mais voltará a lançar novos modelos com um design “retro”.

O Countach LPI 800-4 é provavelmente um desses exemplos, já que recebeu muita atenção e dividiu as opiniões. Construído com base no chassis do Aventador, este modelo notabilizou-se por ser uma recriação do modelo original, tendo esgotado a produção mesmo antes de ser apresentado ao público. Contudo, isso não parecer ser suficiente para a Lamborghini continuar a produzir modelos utilizando designações antigas.

Olhar para o futuro

Numa entrevista à Road and Track, o CEO da Lamborghini Stephan Winkelmann afirma que a marca acabou com os modelos retro. “O Countach é uma experiência única, mas como somos uma marca pequena temos de olhar para o futuro…Não podemos viver do passado e pensar que o passado está a criar o futuro”.

O “patrão” da Lamborghini vai ainda longe: “Temos de olhar para o futuro. Temos sempre novas coisas a surgirem e temos, por isso, de estar concentrados no futuro e não no passado.” 

LEIA TAMBÉM
E em óptima companhia! Lamborghini Countach LPI 800-4 estreia-se em estrada

Isso já está a acontecer, pois a Lamborghini está a trabalhar no desenvolvimento do seu primeiro modelo elétrico que poderá receber a designação Revuelto, seguindo-se depois uma gama totalmente eletrificada.

Miura Concept

Alguns poderão recordar que Stephan Winklemann já fez esta promessa anteriormente. Em 2006, a Lamborghini apresentou o Miura Concept que era uma impressionante homenagem ao original. 

Quando esse automóvel foi revelado, os fãs da marca deliraram, mas Winkelmann deitou água na fervura, dizendo que não haveria hipóteses de passar à produção. “O design retro não é o que queremos fazer. Por isso não haverá um Miura, nem sequer numa edição limitada”. 

Mais tarde, a Lamborghini haveria de dar o dito pelo não dito e acabou por produzir o Countach. Agora voltou a dizer que não voltará a fazer mais automóveis retro. Vamos esperar para ver…