Lamborghini apresenta Temerario GT3

A versão de competição do Temerario foi apresentada. O primeiro modelo GT3 da Lamborghini totalmente desenvolvido em Sant’Agata Bolognese tem estreia marcada para 2026.

A Lamborghini acaba de revelar o novo Temerario GT3, o primeiro automóvel de competição derivado da versão de estrada do Temerario e inteiramente desenhado, desenvolvido e produzido na fábrica de Sant’Agata Bolognese.

Com estreia marcada para as 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos, em março de 2026, o modelo de competição do Temerario assinala o empenho da marca italiana no mundo da competição.

Projeto nascido para competir

Beneficiando da vasta experiência do Huracán GT3, vencedor de 96 títulos internacionais, o Temerario GT3 incorpora soluções técnicas de alto nível.

O chassis em alumínio de tipo spaceframe, retirado da linha de produção do Temerario, foi sujeito a uma intensa redução de peso e simplificação. Já os subchassis dianteiro e traseiro são facilmente amovíveis, facilitando as intervenções em pista.

A carroçaria em compósito de carbono, desenhada em parceria com o Centro Stile, foi otimizada para desmontagem rápida durante os fins de semana de corrida.

Elementos como o difusor traseiro, o capô e até os faróis foram desenhados com conectores de remoção rápida. A aerodinâmica e refrigeração também foram refinadas, com melhorias na gestão térmica e estabilidade.

Motor V8 biturbo afinado para as pistas

Debaixo do capô está o mesmo motor V8 biturbo de 4,0 litros, mas a debitar 550 cv para respeitar os regulamentos GT3.

Entre as alterações efetuadas estão uma nova caixa de ar de admissão, turbos mais pequenos e uma reconfiguração da entrega de potência do motor, garantindo a entrega de potência numa faixa de rotações mais alargada.

Apesar disso, continua a incorporar soluções como a cambota plana e bielas em titânio, assegurando leveza e resposta. No entanto, o motor da versão de competição surge acoplado a uma caixa sequencial de seis relações e a um sistema de escape Capristo, desenvolvido especificamente para esta versão.

Suspensão ajustável e direção precisa

Com uma distância entre eixos maior e vias alargadas face ao Huracan GT3, o Temerario de competição também recebeu umas novas suspensões com amortecedores de seis vias da KW, jantes Ronal de 18’’ e uma direção com cremalheira hidráulica, esta última concebida para alcançar a geometria de suspensão ideal para cada circuito.

O habitáculo foi desenvolvido com a colaboração de Marco Mapelli e Andrea Caldarelli, pilotos oficiais da Lamborghini, cujos contributos a marca explica terem sido fundamentais para melhorar a ergonomia, a disposição dos comandos e a facilidade de utilização em pista.

No cockpit, a eletrónica foi atualizada com hardware de última geração e um software personalizado pela própria Lamborghini, assegurando um controlo refinado do veículo.

O painel de controlo é novo, com gráficos revistos e um sistema mais completo de registo de dados. Também o volante, desenhado e desenvolvido internamente, incorpora feedback direto dos pilotos de fábrica.