Poderoso: Lamborghini Temerario chega a Portugal

Tão exuberante quanto poderoso (920 cv), o Lamborghini Temerario chega a Portugal numa altura em que a marca alcança recordes de vendas entre nós e em todo o mundo

No ano passado, a Lamborghini vendeu 10 687 unidades em todo o mundo, um aumento de 6% face a 2023. Na “Região América” o crescimento foi de 7% (3712 unidades), na “Região Europa e Médio Oriente” as vendas progrediram 6% (4227 unidades), enquanto na “Região Ásia” o aumento foi de 3% (2748 unidades), apesar da quebra registada na China, à semelhança do que aconteceu com a generalidade das marcas de automóveis.

Os bons resultados nas vendas tiveram impacto direto ao nível financeiro, com a Lamborghini a anunciar uma faturação superior a três mil milhões de euros (mais 16,2% do que em 2023) e os melhores resultados operacionais, com um crescimento de 15,5%, para 835 milhões de euros. Ainda mais importante, apesar da conjuntura adversa, a margem operacional (lucro) manteve-se nos 27%, praticamente o quadruplo do valor médio da indústria automóvel.

Eletrificação da gama

A performance da Lamborghini é ainda mais expressiva se tivermos em conta que 2024 culmina um período de 18 meses durante os quais a marca renovou por completa a gama, com o lançamento do Revuelto e da nova geração do Urus, a que se juntou o Temerario. Comum a todos é a forte aposta na eletrificação.

Depois do V12 atmosférico com três motores elétricos (1015 cv no total e 725 Nm de binário) é a vez do V8 Twin Turbo receber a “ajuda” de três motores elétricos. O bloco de 4,0 litros a combustão tem como “cartão de visita” o facto de alcançar as 10 000 rpm, o que se traduz numa potência de 800 cv e aciona as rodas traseiras, enquanto os motores elétricos atuam no trem dianteiro e permitem que a potência combinada alcance os 920 cv e 730 Nm. A gestão de todo este “poderio” está a cargo de uma nova caixa de oito velocidades com dupla embraiagem.

De acordo com a Lamborghini a nova transmissão caracteriza-se pela rapidez, fundamental para o desempenho desportivo, mas também pela maior suavidade, garante de uma utilização urbana mais confortável. Contributo importante, neste caso, resulta, também, da possibilidade de o Temerario se deslocar unicamente em modo elétrico durante cerca de oito quilómetros, até que se esgotem os 3,7 kWh da bateria de iões de lítio.

Mais eficaz

Mais leve e mais potente que o V10 (640 cv) que estava montado no Huracan, o V8 do Temerario tem ainda o contributo dos motores elétricos, explicação para a vertiginosa aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos (apenas mais duas décimas de segundo do que o Revuelto), para uma velocidade máxima de 343 km/h. Tanto quanto as performances puras, a Lamborghini destaca a melhoria registada no comportamento. Apesar do aumento de peso, decorrente do sistema híbrido (motores e bateria) a sua distribuição (56% na traseira e 44% na frente) continua a garantir a dinâmica típica da Lamborghini.

Fundamental, também, o reforço da estrutura contruída em alumínio, que permitiu aumentar a rigidez torsional em 20%, bem como o trabalho realizado ao nível da aerodinâmica. Com o “Pack Alleggerita” que utiliza diversos elementos em carbono, não só o peso é reduzido em 25 kg (para 1665 kg, ou seja uma relação peso/potência de 1,81 kg/cv… que fala por si), como a eficiência aerodinâmica aumenta 62% face ao Huracan.

Além do apuro da estrutura e da mecânica, que a Lamborghini promete ter tradução plena na dinâmica, também o interior é completamente novo procurando dar resposta aos clientes que criticavam a sensação de “claustrofobia”. O ambiente é marcado pela qualidade dos revestimentos, predominando o couro e os elementos em carbono, bem como pelo ecrã central de grandes dimensões a partir do qual operamos os sistemas de informação e segurança, bem como as definições de acerto do chassis e dos modos de condução (Città, Strada; Sport ed Corsa).

O Lamborghini Temerario já pode ser encomendado em Portugal. O preço de referência situa-se nos 450 mil euros mas as amplas possibilidades de personalização do exterior e do habitáculo atiram facilmente o valor médio para perto dos 500 mil euros.