Kuluze. Querida, encolhi, e muito, o Toyota Land Cruiser 300

Os chineses da Kuluze desenvolveram um microcarro elétrico inspirado nas linhas do Toyota Land Cruiser 300. O veículo encolheu e…muito!

Os chineses da Kuluze desenvolveram um microcarro elétrico inspirado nas linhas do Toyota Land Cruiser 300. O veículo encolheu e…muito!

Naqueles mercados onde a fiscalidade automóvel é mais amiga do consumidor, ao contrário de Portugal, o Toyota Land Cruiser 300 continua a ser bastante popular e a ter muita procura, existindo mesmo uma lista de espera com mais de 12 meses.

No entanto já é possível reduzir esse tempo de espera, desde que o comprador esteja disposto a fazer alguns "pequenos" sacrifícios porque uma empresa chinesa decidiu aplicar elementos estilísticos inspirados no Land Cruiser 300 num microcarro.

As imagens colocadas a circular na rede social chinesa Weibo chamaram a atenção dos nossos colegas da Carscoops e revelam um veículo que apresenta uma frente e uma traseira muito semelhante ao do Toyota Land Cruiser, assim como a linha do vidro traseiro. Muito parecidos são também os puxadores das portas e os arcos das rodas quadrados.

Esta grelha não é estranha!

Apesar de pouco saber acerca do seu fabricante Kuluze é de acreditar que a réplica em ponto pequeno do Toyota Land Cruiser esteja inserida na categoria chinesa dos veículos elétricos de baixa velocidade, onde se veículos desenvolvidos para o golfe ou para famílias que não podem adquirir um veículo de dimensões convencionais.

Prática recorrente

Não é a primeira vez que uma empresa chinesa utiliza o estilo de modelos populares para criar as suas próprias versões em escala reduzida. Em setembro de 2022, uma marca apresentou o Tundar, uma viatura de cabina dupla que tinha mais em comum do a pick-up Toyota Tundra comercializada no Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM
Chineses criam cópia encolhida do Mercedes Classe G

Aquele veículo apresenta um design quase idêntico nos grupos óticos, na grelha e nas luzes traseiras. As dimensões é que são mais reduzidas e por baixo do capot encontra-se um motor a gasolina de três cilindros de 1,0 litro da Isuzu.

Será de referir que no mês passado a BMW ganhou uma ação judicial contra uma empresa chinesa que utilizou elementos patenteados do Mini original numa tentativa de lançar uma versão elétrica do hatchback original.