Publicidade

Chega a Portugal em 2022. Kia Sportage inicia produção na Europa

Texto: Francisco Cruz
Data: 8 de Novembro, 2021

Apresentada já este ano, a quinta geração do Kia Sportage acaba de entrar em produção na Europa, mais concretamente na Europa, com previsão de chegada a Portugal no primeiro trimestre de 2022.

Produzida na fábrica da Kia em Zilina, Eslováquia, a quinta geração do SUV Kia Sportage inicia, assim, uma nova etapa na sua ainda curta existência, depois de ter sido originalmente apresentado há 28 anos.

Já no caso da linha de montagem de Zilina, onde é produzido desde 2006, data em que foi lançada a segunda geração, a Kia recorda que são já mais de dois milhões de unidades que saem da fábrica eslovaca.

A Kia garante que a nova geração Kia Sportage foi concebida, desenvolvida e optimizada segundos os gostos europeus
A Kia garante que a nova geração Kia Sportage foi concebida, desenvolvida e optimizada segundos os gostos europeus

Sobre a mais recente geração, a marca sul-coreana recorda que é a primeira concebida, desenvolvida e optimizada, tendo como objectivo assumido os gostos europeus.

LEIA TAMBÉM
Kia EV6. Não é SUV, mas promete bastante

Baseado numa nova arquitetura, o Sportage procura, assim, combinar um design exterior mais musculado e moderno, com aquilo que o fabricante designa de um interior premium de vanguarda. Onde se destaca um “monitor curvo e abrangente, integrado no tablier”, e que procura oferecer ao condutor “as melhores tecnologias disponíveis em conectividade, conclui a Kia.

Já no domínio dos grupos motopropulsores, destaque para o reforço feito em aspectos como as emissões, aumentando a economia de combustível, para a qual contribui uma versão híbrida elétrica (HEV), uma estreia, e a que se junta uma opção híbrida plug-in (PHEV). Esta última, com entrada em produção apenas em fevereiro de 2022.

O interior da quinta geração Kia Sportage
O interior da quinta geração Kia Sportage

Finalmente, disponíveis estão, ainda, os mais recentes motores de combustão interna, a gasolina ou diesel, e que, tal como os anteriores, são montados o montados em Žilina.

De resto e segundo recorda também a marca sul-coreana, de Zilina sairão, ainda, as variantes com sistema de tracção integral, assim como o GT-line. Com a fábrica eslovaca a protagonizar, também, uma outra estreia, como é o caso do tejadilho preto e que procura acentuar o perfil desportivo do modelo.

“O início da produção do Sportage de quinta geração na nossa fábrica da Eslováquia é mais um momento marcante naquele que tem sido um ano excecionalmente movimentado, e bem-sucedido, para nós,” comenta o Presidente da Kia Europe, Jason Jeong, acrescentando estar “radiante por ver a nossa unidade de Žilina adicionar mais um capítulo ao seu já longo legado na produção do Sportage, supervisionando agora também a montagem das versões excitantes, amigas do ambiente e eletrificadas deste modelo”.

O novo Kia Sportage vai buscar inspiração, na estética, ao novo EV6
O novo Kia Sportage vai buscar inspiração, na estética, ao novo EV6

Embora, para já, sem preços definidos, nomeadamente, para Portugal, a Kia avança que o novo Sportage deverá chegar ao nosso País, durante o primeiro trimestre de 2022.