Publicidade

Já em Portugal. Kia EV9 ganha cinco estrelas no Euro NCAP

Texto: Francisco Cruz
Data: 6 de Dezembro, 2023

Acabado de chegar ao mercado nacional, o novo SUV elétrico de sete lugares da Kia, EV9, acaba de ser distinguido com a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de segurança do euro NCAP. Com particular destaque, na protecção às crianças.

Proposta de topo na oferta da marca sul-coreana, também no nosso País, o Kia EV9 foi submetido, pelo organismo independente de avaliação da segurança no automóvel Euro NCAP, a uma avaliação que abrangeu quatro categorias. Tendo o mais recente SUV do fabricante de Seul obtido excelentes resultados em todos os parâmetros.

Assim e começando pela protecção a ocupantes adultos, o EV9 foi avaliado com  uma pontuação de 84%, valor que, no entanto, subiu ainda mais, no caso da protecção a crianças – 88%.

Foto: Euro NCAP
Foto: Euro NCAP

Já no que diz respeito aos restantes utentes que circulam na estrada, como peões ou bicicletas, o novo SUV da Kia qualificou-se com uma pontuação de 76%, a mais baixa que obteve neste teste, inclusive, quando comparado com a última categoria, de “assistência à segurança”. Parâmetro que incide na presença de tecnologias de prevenção de colisões e em que o resultado do modelo foi de 83%.

LEIA TAMBÉM
Kia EV9. Elétrico para a família

Em jeito de conclusão, o Euro NCAP destaca a elevada protecção dos passageiros conseguida pelo EV9, desde logo, fruto da estabilidade evidenciada no teste de impacto frontal, em que consegue proteger os joelhos e fémur de todos os ocupantes, independentemente de onde se encontrem sentados. Obtendo, igualmente, a pontuação máxima no teste da barreira lateral, graças à elevada protecção de todo o corpo dos ocupantes.

De resto, o modelo foi ainda distinguido pelos menores efeitos produzidos noutros veículos, em caso de colisão frontal.

Quanto aos restantes aspectos, o Euro NCAP destaca a protecção de todas as áreas críticas do corpo de crianças que viajem no veículo e que tenham entre os seis e nove anos de idade, conforme ficou, de resto, demonstrado através dos manequins utilizados nos testes, além de elogiar a atuação de sistemas como a Travagem Autónoma de Emergência, que conseguiu evitar impactos na maioria dos cenários. Ou, ainda, do Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem, pela forma suave como corrige a trajectória do automóvel.

Foto: Euro NCAP
Foto: Euro NCAP

A terminar, é a própria Kia que destaca o papel da Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), assim como da elevada rigidez da carroçaria, na obtenção destes resultados. E que resultam, ainda, do conjunto de tecnologias que o modelo contém a bordo.