Apontando a concorrentes do segmento premium, o Kia EV9 é crossover elétrico com cinco metros de comprimento e seis ou sete lugares. Junta ao espaço e funcionalidade uma lista de equipamento completa, onde não faltam quatro bancos aquecidos e ventilados de série.
Com data de chegada prevista para o último trimestre de 2023, o Kia EV9 ainda não tem preços definidos. No entanto, quando elege concorrentes como o Audi Q8 e-tron, BMW iX, Mercedes EQE SUV, Volvo EX90 ou Tesla Model X, o preço não deverá ser um dos argumentos mais fortes.
Para compensar, o segundo automóvel elétrico da Kia desenvolvido sobre a plataforma dedicada E-GMP, a mesma do EV6, deverá ter uma lista de equipamento completa. E atualizável, porque o sistema operativo está preparado para receber novas funções à medida que estas forem legalizadas.
Nível três
Em países selecionados, ainda não é o caso de Portugal, o condutor do Kia EV9 pode ativar o piloto automático. Esta função permite tirar as mãos do volante em autoestrada e deixar a eletrónica assumir a condução. A condução autónoma de nível 2 é de série.
Esticando o comprimento até aos cinco metros e a distância entre eixos até aos 3,10 metros, o Kia EV9 oferece um interior espaçoso. Tem sempre três filas de bancos, podendo a segunda ser configurada com dois bancos individuais ou com um pequeno lugar central.
Um botão nas costas dos bancos da segunda fila permite que estes rebatam automaticamente para aceder à terceira fila. Esta tem um espaço razoável e dispõe de suporte para copos e garrafas.
Montra tecnológica
Com as três filas de bancos a mala oferece 333 litros, que expandem para uns generosos 828 l com quatro ou cinco lugares. A capacidade do compartimento dianteiro varia entre os 90 l e os 52 l em função da tração ser traseira ou integral.
Assumindo o papel de montra de tecnologia Kia, o EV9 dispensa chave. Basta um smartphone com a correspondente aplicação para aceder ao interior e arrancar. Uma funcionalidade que pode facilmente ser partilhada com familiares e amigos.
A posição de condução é elevada e plena de câmaras e sensores para ajudar a ver os cantos mais escondidos. A informação é apresentada em três ecrãs, com 12,3'', 5,3'' e 12,3''. Há alguns atalhos, mas a maioria das funções são controladas pelos ecrãs.
Desenvolvido sobre a plataforma E-GMP, o Kia EV9 pode ter tração traseira e 204 cv ou integral e 384 cv. A bateria de 98 kWh promete 541 km para a versão com apenas um motor ou 497 km para a de dois. Estes valores ainda estão pendentes de homologação.