Publicidade

Kia revela quarta geração do Carnival

Texto: Carlos Moura
Data: 20 de Agosto, 2020

Designado “Grand Utility Vehicle”, a Kia acaba de apresentar a mais recente geração do monovolume Carnival, o qual já teve comercialização na Europa, e em Portugal. E que, nesta quarta geração, segue as tendências do mercado, combinando a imagem exterior de um SUV, com a habitabilidade e modularidade de um monovolume. Para comercializar também no nosso País?

A Kia Motors apresentou oficialmente a quarta geração do Carnival, que adota um estilo exterior inspirado no universo dos SUV e um interior espaçoso e confortável típico dos MPV. Esta combinação está na origem da designação de “Grand Utility Vehicle”, atribuída pela marca sul-coreana.

O novo Carnival foi desenvolvido com base numa nova plataforma média da Kia e oferece um nível mais mais elevado de requinte, mais espaço e uma maior eficiência dos que os seus antecessores.

O “Grand Utility Vehicle” da Kia distingue-se exteriormente pela grelha dianteira em forma de nariz de tigre, pelos grupos óticos mais esguios com luzes de circulação diurna em LED. O pára-choques dianteiro tem uma forma mais esculpida e incorpora uma entrada de ar inferior com revestimento metálico.

A nova plataforma permitiu um crescimento de quatro centímetros no comprimento exterior e no prolongamento em três centímetros da distância entre-eixos. Em função do mercado, o novo Carnival será proposto com três ou quatro filas de bancos, permitindo uma lotação para sete, oito ou mesmo onze ocupantes.

Na configuração de sete lugares, o novo Carnival recebe assentos reclináveis “Premium Relaxation Seats” na segunda fila, com costas ajustáveis, além de apoios de braços e pernas. Se forem utilizados apenas os bancos da frente, este veículo oferece uma bagageira com volume útil de 2905 litros.

Aposta na tecnologia

O habitáculo do novo Carnival vai receber um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e um ecrã tátil com a mesma dimensão na consola central com o sistema de infoentretenimento.

LEIA TAMBÉM
World Car Awards 2020. Kia Telluride é o Carro Internacional do Ano

A Kia também introduziu um sistema denominado “Rear Passenger View & Talk” que permite a visualização dos ocupantes dos bancos traseiros pelos passageiros da frente graças a uma pequena câmara ligada ao sistema de infoentretenimento. Outra caraterística é o botão inteligente para abertura das portas laterais deslizantes ou do portão traseiro.

O novo Kia Carnival vai ser proposto em várias motorizações, destacando-se uma diesel de 2,2 litros com 199 cv de potência e 440 Nm de binário (a mesma do Sorento) e duas a gasolina de 3,5 litros com 268 cv ou 290 cv. Todos os motores estão acoplados a uma caixa automática de oito velocidades.

Os mais modernos sistemas de assistência à condução também estarão disponíveis nesta quarta geração do Kia Carnival. As vendas arrancam na Coreia do Sul no último trimestre de 2020, estando prevista a sua comercialização nos mercados de exportação.