KGM Musso K5 6AT 4WD 5 Lug. Uma boa surpresa

Recém-chegado ao mercado nacional, o KGM Musso K5 Sports Raiders procura fazer a diferença no segmento das pick-up de lazer pelo preço, refinamento do motor e qualidade interior. Por outro lado, a suspensão traseira poderia ter melhor desempenho em maus pisos.

Recém-chegado ao mercado nacional, o KGM Musso K5 Sports Raiders procura fazer a diferença no segmento das pick-up de lazer pelo preço, refinamento do motor e qualidade interior. Por outro lado, a suspensão traseira poderia ter melhor desempenho em maus pisos.

Com distribuição assegurada pela Astara, a antiga SsangYong está de regresso ao mercado nacional como KGM com uma gama bastante completa, que inclui uma pick-up de cabina dupla, denominada Musso, a qual tem registado uma boa procura em alguns países europeus como o Reino Unido ou Espanha.

Uma das propostas disponíveis no mercado nacional consiste na variante de chassis curto (K5) que se carateriza por um comprimento exterior de 5,10 metros, uma largura de 1,95 metros, uma altura da cabina de 1,84 metros.

A longa distância entre-eixos de 3,21 metros permite proporcionar um espaço generoso no habitáculo, mas com sacrifício ao nível da caixa de carga, que não vai além de 1,30 metros. A unidade ensaiada contava com uma persiana deslizante na caixa de carga, com regulação manual, sendo este equipamento opção, assim como o revestimento em material plástico da mesma.

Qualidade de construção surpreende

O interior surpreende pelo aspecto agradável que inclui um painel de bordo com revestimento superior com materiais suaves ao toque. Já nas zonas onde a vista menos alcança, os plásticos já são duros. Os pilares da frente e do meio possuem suportes para as mãos, que são bastante úteis em situações de fora de estrada.

À semelhança da generalidade das pick-up, a posição de condução é elevada, o que garante uma excelente visibilidade da estrada e das condições de trânsito. Por outro lado, a maior altura ao solo é “recompensada” nas autoestradas com o pagamento de Classe 2 nas portagens, tornando as viagens mais onerosas.

As proporções da carroçaria simples e os vidros profundos facilitam a entrada nas rotundas e nos cruzamentos. A visibilidade traseira nunca foi propriamente o forte das pick-up, mas o Musso dispõe de uma câmara traseira e pilares traseiros finos que ajudam nas manobras.

Aposta no equipamento

Para enfrentar os principais concorrentes no segmento, a pick-up da KGM aposta num equipamento de série bastante completo, não faltando um cockpit digital com painel de instrumentos de 12,3” (e um grafismo que faz recordar alguns modelos da Volkswagen) e um ecrã tátil também de 12,3” para o sistema de informação e comunicação com navegação, assim como conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, que, na verdade, poderia funcionar melhor.

O ar condicionado bi-zona também é de série na versão K5, assim como os bancos em pele e tecido, com regulação elétrica à frente, e volante multifunções com revestimento em pele. Todos os assentos são aquecidos. A ignição é ligada por botão, mas o travão de estacionamento já é mecânico.

Os lugares da frente oferecem bastante espaço para cabeça e pernas, sendo o interior bastante largo. Por baixo do apoio de braços encontra-se uma zona bastante espaçosa para arrumações, assim como um compartimento à frente da alavanca da transmissão.

A fila traseira é igualmente espaçosa, permitindo acomodar três ocupantes, mas o banco do meio é mais estreito e menos confortável, já que as costas estão demasiado avançadas e o túnel da transmissão rouba espaço para os pés. Por outro lado, este banco tem a particularidade de contar com uma  gaveta de arrumação sob o mesmo.

Motor de 202 cv

No capítulo mecânico, a pick-up da KGM vem equipada com um potente motor diesel de 2,2 litros, que debita 202 cv às 3800 Nm e um binário de 441 Nm entre as 1400 rpm e as 3800 rpm, estando associado a uma caixa automática Aisin (semelhante à da Isuzu D-Max) de seis velocidades, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11,9 segundos. Em função das necessidades, estão disponíveis três modos de condução: Normal, Sport e Winter.

A transmissão é rápida responder, apesar das hesitações ocasionais a mudar de relações, especialmente nas reduções. A direção, por sua, vez, revelou-se pouco comunicativa e vaga quando se começa a rodar o volante, fazendo recordar que se trata de uma pick-up e não de SUV. O Ford Ranger tem uma direção mais suave, que se aproxima mais de um automóvel.

As transferências de massas da carroçaria estão razoavelmente bem controladas, ajudando à estabilidade do Musso nas curvas, quase ao ponto de se poder descrever como ágil. Contudo, esse comportamento vem acompanhado com um preço. Para assegurar uma maior estabilidade, a KGM teve de aumentar a dureza da suspensão traseira independente, o que se faz sentir sempre que se passa por cima de uma lomba ou em pisos mais degradados.

Competente em todo-o-terreno

Em fora de estrada, a Musso Sports Raiders é bastante competente, superando obstáculos com relativa facilidade. A altura ao solo de 21 centímetros e a longa distância entre-eixos obrigam a algumas precauções quando se trata de passar cumes mais pronunciados. Por outro lado, os ângulos de ataque de 19,5º e de saída de 20,3º garantem prestações bastante aceitáveis em maus caminhos.

Para engrenar a tração integral (4H) ou as baixas (4L) basta rodar um comando giratório na base da consola central. O assistente de descidas também está disponível, bastando, para o efeito, carregar num botão. 

Em termos de consumo, o computador de bordo registou uma média combinada de 9,4 litros/100 km, mas em cidade ultrapassa facilmente a fasquia dos dez litros.

O Musso K3 Sports Raiders conta com vários sistemas de assistência à condução como o alerta de manutenção na faixa de rodagem, regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro ou o sistema de reconhecimento de velocidade excessiva, o qual tem a particularidade irritante de não se conseguir desligar o sinal acústico.

VEREDICTO

Para quem pretende um pick-up de cabina dupla com tração integral e dimensões mais compactas com um preço mais acessível, a partir de 49 724 euros para a versão de caixa automática, a pick-up Musso apresenta-se como uma proposta bastante competitiva face aos principais concorrentes.
O seu equipamento oferece de série aquilo que é opcional na concorrência. A caixa automática, porém, poderia ser menos hesitante nas reduções e a conectividade com Apple CarPlay ou Android Auto poderia ser melhor. Mas, por outro lado, a dotação de série já inclui navegação, câmara traseira e um ecrã tátil central com 9,2”, com bons gráficos e fácil de navegar.

FICHA TÉCNICA

KGM Musso K5 6AT 4WD 5 Lug.

PREÇO  49 724€

MOTOR Diesel, 4 cil.; 2157 cc

POTÊNCIA 202 cv às 3800 rpm

BINÁRIO 441 NM

TRANSMISSÃO 4WD; Auto, 6 vel.

COMP./LARG./ALT. 5,10/1,95/1,84 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 3,21 M

PESO 2080 KG

CARGA ÚTIL 860 KG

ACEL 0 - 100 KM 11,9 S

VEL. MAX 172 KM/H

CONSUMO WLTP 8,8 (9,4*) l/100 km

EMISSÕES 230 G/KM

IUC 58,81 €

* Medições Turbo

GOSTÁMOS

NÃO GOSTÁMOS

Motor

Equipamento

Espaço

Transmissão

Alerta acústico velocidade

Suspensão maus pisos