Jean Alesi vende F40 para financiar filho na Fórmula 2

O antigo piloto francês de Fórmula 1, Jean Alesi, vai vender o seu Ferrari F40, para poder financiar a carreira automobilística do seu filho Giuliano.

O antigo piloto francês de Fórmula 1, Jean Alesi, vendeu o seu Ferrari F40, para poder financiar a carreira automobilística do seu filho Giuliano. O carro estava avaliado em cerca de um milhão de euros no mercado de usados.

Jean Alesi anunciou recentemente que vendeu o seu Ferrari F40, uma verdadeira peça de coleção que guardava na sua garagem. O motivo prendeu-se com o facto de querer financiar a carreira do seu filho Giuliano Alesi, que este ano completa o seu segundo ano na Fórmula 2.

Este carro desportivo era um verdadeiro clássico, um dos míticos fabricados em Maranello, e estava na sua posse desde os anos 90, na altura em que era piloto da marca.

LEIA TAMBÉM
Por que o Ferrari F40 vale mais de um milhão de euros

Com uma produção limitada a 1.315 unidades, o F40 possui um motor biturbo V8 de 478 cv. Este clássico permite acelerar dos 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 326 km/h.

Usado que vale um milhão de euros

O seu valor no mercado de usados ronda um milhão de euros, enquanto o orçamento para uma temporada na Fórmula 2 situa-se nos 1,8 milhões de euros. Este facto, poderá pôr em causa a continuidade de Giuliano nesta categoria promocional.

Por esse motivo, Jean Alesi, numa entrevista à Sky Sports F1, teceu duras críticas ao atual modelo de negócio da Fórmula 2, destacando os altos custos da categoria.

"Apesar de se ter sido introduzido um limite no orçamento de uma equipa na Fórmula 1, ninguém fala em reduzir custos na Fórmula 2 ou na Fórmula 3", avança o antigo piloto francês. "Acho que este ano será um desastre e encontrar patrocinadores é uma tarefa impossível", prossegue.

O F40 vale cerca de um milhão de euros no mercado de usados

"Entre ter um F40 na garagem ou ver meu filho correr, não há comparação possível", argumenta Alesi. Entre risos afirma: "Prefiro vê-lo correr, até porque estou velho demais para conduzir um F40".

Jovem piloto transita para HWA

Giuliano irá completar, em 2020, o seu segundo ano na Fórmula 2, categoria na qual deu o salto em 2019, após três temporadas no GP3, com resultados discretos. No entanto, a sua estreia na F2 não tem vindo a correr de feição, já que terminou na 15ª posição.

Para a próxima temporada, o jovem Alesi fará parte da HWA, numa equipa onde poderá desenvolver a sua mestria, face às melhores condições profissionais e económicas daquela marca. No entanto, o francês continua a pertencer ao programa de jovens pilotos da Ferrari. Além da marca Maranello e dos patrocinadores, o custo para competir na F2 será então suportado pelo seu pai.

LEIA TAMBÉM
Ferrari F40 pega fogo nas ruas do Mónaco

O antigo corredor de Fórmula 1, Jean Alesi, ficou celebrizado pela sua passagem pela Ferrari, entre 1991 e 1996. Participou em 202 grandes prémios de Fórmula 1, entre 1989 e 2001, com equipes como Tyrrell, Benetton, Sauber, Prost e Jordan, para além da marca italiana.

Depois foi ainda piloto de DTM e Indianápolis, até que em 2012 deixaria as corridas e passaria então a acompanhar o seu filho nos circuitos onde corre. Ao longo de sua carreira, conseguiu apenas uma vitória e subiu ao pódio um total de 32 vezes.