Publicidade

Jaguar tem novos motores

Texto: Júlio Santos
Data: 11 de Junho, 2017

Os modelos XE, XF e F-Pace da Jaguar passam a estar disponíveis com motores a gasolina, ao mesmo tempo que no topo da oferta diesel surge agora uma versão bi-turbo com 240 CV. Há, também, novos equipamentos que melhoram a segurança e as capacidades dinâmicas.

Já é possível encomendar as versões 2018 dos Jaguar XE, XF e F-Pace que recebem novos motores e equipamentos. No que à oferta diesel diz respeito a principal novidade é a chegada de uma versão de 240 CV com base no motor Ingenium de 2.0 litros. O aumento da potência face à versão de 180 CV resulta do recurso à tecnologia bi-turbo, com um turbo de geometria variável a garantir uma resposta instantânea nos regimes baixos e intermédios, enquanto o turbo de maiores dimensões é responsável pelas altas prestações, nos regimes superiores. A pressão de sobrealimentação chega aos 3.7 bar, também graças à utilização de uma nova bomba injetora, o que ditou a necessidade de reforço de todas as componentes móveis (cilindros, pistões e cambota, nomeadamente). Além da elevada potência (entre os melhores para a cilindrada de 2.0 litros) este novo motor sobressai pelo elevado binário de 500 Nm disponível entre as 1500 e as 2500 rpm. Pode equipar os XE, XF e P-Pace, em todos eles com a designação 25d e exclusivamente com a caixa automática de oito velocidades. Ainda em relação ao F-Pace, passa a contar com o motor turbodiesel de 2.0 litros, com 163 CV, para uma versão de entrada de gama, designada E- Performance. Os preços, bem como os consumos e as prestações estão entre os melhores nos respetivos segmentos.

Motores a gasolina e novos equipamentos

Às três gamas (XE, XF e F-Pace) chega agora, também, um novo bloco de 2.0 litros a gasolina da “família” Ingenium, com injeção direta e turbo de dupla conduta. Estão disponíveis duas versões, com 200 CV (com 320 Nm de binário) e 250 CV (365 Nm), sempre com transmissão automática de oito velocidades. De referir que a versão de 200 CV não está disponível para o F-Pace. Quanto aos consumos e desempenho dinâmico variam em função dos modelos em que estão instalados (todos os detalhes na galeria de imagens)

Além de novos motores, as versões 2018 dos Jaguar XE e XF recebem novos equipamentos de conforto, segurança e de reforço da dinâmica. Destaque para o sistema que monitoriza o trânsito ao redor do carro e que nos avisa, por exemplo, da aproximação de outro veículos quando nos encontramos numa zona de fraca visibilidade. Já no que respeita ao reforço do prazer de condução o novo Sistema Dinâmico Configurável permite agora ao condutor ampliar as possibilidades de ajuste de parâmetros como o “timing” de passagem da caixa de velocidades, a resposta do motor, o “feeling” da direção ou a firmeza da suspensão.

TODOS OS PREÇOS E CARACTERÍSTICAS EM CADA UMA DAS FOTOS

 

2.0 Diesel; 4 Cil; 163 CV; 320 Nm. Consumo: 3,8 l. 0-100 km/h: 8,4 seg; Vel. Max.: 227 Km/h. Preço: 44 682€
2.0 Diesel; 4 Cil; 180 CV; 430 Nm. Consumo: 4,2 l. 0-100 km/h: 7,8 seg; Vel. Max.: 228 Km/h. Preço: 45 551€
2.0 Diesel; 4 Cil; 240 CV; 500 Nm. Consumo: 5,2 l. 0-100 km/h: 6,0 seg; Vel. Max.: 242 Km/h. Preço: 63 710€
2.0 Gasolina; 4 Cil.; 200 CV; 320 Nm. Consumo: 6,3 l. 0-100 km/h: 7,1 seg; Vel. Max.: 238 Km/h. Preço: 45 991€
2.0 Gasolina; 4 Cil.; 250 CV; 365 Nm. Consumo: 6,3 l. 0-100 km/h: 6,3 seg; Vel. Max.: 250 Km/h. Preço: 48 730€
3.0 Gasolina; V6 Cilindros; 380 CV; 365 Nm. Consumo: 8,1 l. 0-100 km/h: 5,0 seg; Vel. Max.: 250 Km/h. Preço: 78 182€
2.0 Diesel; 4 Cil.; 163 CV; 320 Nm. Consumo: 4,0 l. 0-100 km/h: 8,7 seg; Vel. Max.: 227 Km/h. Preço: 50 402€
2.0 Diesel; 4 Cil.; 180 CV; 430 Nm. Consumo: 4,3 l. 0-100 km/h: 8,0 seg; Vel. Max.: 230 Km/h. Preço: 52 695€
2.0 Diesel; 4 Cil.; 240 CV; 500 Nm. Consumo: 5,3 l. 0-100 km/h: 6,5 seg; Vel. Max.: 246 Km/h. Preço: 63 710€
3.0 Diesel; V6 Cil.; 300 CV; 700 Nm. Consumo: 5,5 l. 0-100 km/h: 6,2 seg; Vel. Max.: 250 Km/h. Preço: 83 437€
2.0 L Gasolina; 4 Cil.; 200 CV; 320 Nm. Consumo: 6,8 l. 0-100 km/h: 7,5 seg; Vel. Max.: 235 Km/h. Preço: 55 677€
2.0 L Gasolina; 4 Cil.; 250 CV; 365 Nm. Consumo: 6,8 l. 0-100 km/h: 6,6 seg; Vel. Max.: 244 Km/h. Preço: 59 296€
3.0 L Gasolina; V6 Cilindros; 340 CV; 450 Nm. Consumo: 8,6 l. 0-100 km/h: 5,4 seg; Vel. Max.: 250 Km/h. Preço: 82 156€
3.0 L Gasolina; V6 Cilindros; 380 CV; 450 Nm. Consumo: 8,3 l. 0-100 km/h: 5,3 seg; Vel. Max.: 250 Km/h. Preço: 91 280€
2.0 Diesel; 4 Cil.; 163 CV; 380 Nm. Consumo: 4,8 l. 0-100 km/h: 10,2 seg; Vel. Max.: 195 Km/h. Preço: 54 651€
2.0 Diesel; 4 Cil.; 180 CV; 430 Nm. Consumo: 5,1 l. 0-100 km/h: 8,5 seg; Vel. Max.: 208 Km/h. Preço: 58 785€
2.0 Diesel; 4 Cil.; 240 CV; 500 Nm. Consumo: 5,8 l. 0-100 km/h: 7,2 seg; Vel. Max.: 217 Km/h. Preço: 69 727€
3.0 Diesel; V6 Cil.; 300 CV; 700 Nm. Consumo: 6,0 l. 0-100 km/h: 6,2 seg; Vel. Max.: 241 Km/h. Preço: 83 276€
2.0 L Gasolina; 4 Cil.; 250 CV; 365 Nm. Consumo: 7,4 l. 0-100 km/h: 6,8 seg; Vel. Max.: 217Km/h. Preço: 62 556€
3.0 L Gasolina; V6 Cilindros; 340 CV; 450 Nm. Consumo: 8,9 l. 0-100 km/h: 5,8 seg; Vel. Max.: 250 Km/h. Preço: 84 970€
3.0 L Gasolina; V6 Cilindros; 380 CV; 450 Nm. Consumo: 8,9 l. 0-100 km/h: 5,5 seg; Vel. Max.: 250 Km/h. Preço: 107 078€