Publicidade

A pensar na fadiga do condutor. Jaguar Land Rover estreia tecnologia anti-ruído

Texto: Redação
Data: 9 de Outubro, 2020

A Jaguar Land Rover acaba de apresentar uma nova tecnologia de cancelamento do ruído da estrada, destinada a eliminar os sons indesejados no habitáculo, que acabam contribuindo para a fadiga do condutor, em viagens mais longas. Já disponível nos novos Jaguar F-Pace e XF, assim como no renovado Range Rover Velar.

Segundo revela a Jaguar Land Rover, esta nova tecnologia destina-se a eliminar os sons indesejados da estrada e dos pneus, para proporcionar uma experiência mais silenciosa e requintada aos condutores e passageiros.

Com a redução dos picos de ruído indesejado em 10 dB e os níveis de ruído geral entre 3 e 4 dB, o equivalente, segundo o fabricante, a baixar em quatro pontos o volume do sistema de som do veículo, a tecnologia acústica ativa desenvolvida pela Silentium, pode auxiliar a prevenir a fadiga do condutor em viagens mais longas.

O Jaguar F-Pace é um dos modelos que já integra a nova tecnologia
O Jaguar F-Pace é um dos modelos que já integra a nova tecnologia

De resto e a ajudar a justificar a presença desta nova solução, o facto de, nos condutores cansados, o tempo de reacção aumentar 16,72%, face ao de um condutor que mantém a atenção plena.

Quanto à forma de funcionamento desta nova tecnologia, a Jaguar Land Rover explica que utiliza sensores posicionadas em todas as rodas, para monitorizar continuamente as vibrações do piso da estrada, calculando, em seguida, a onda sonora oposta necessária, para eliminar o ruído que os passageiros possam sentir.

Esta monitorização em tempo real, acrescenta o fabricante britânico em comunicado, permite, assim, isolar e eliminar ruídos inesperados de buracos ou superfícies irregulares.

LEIA TAMBÉM
Jaguar Land Rover testa tecnologia inovadora para evitar… enjoos

O som de cancelamento do ruído proveniente do exterior é emitido para o habitáculo através do sistema de som Meridian, com o veículo a calcular o nível de ocupação, de forma a maximizar o desempenho do sistema, para o condutor e passageiros