MobiecoJaguar Land Rover

Publicidade

Jaguar Land Rover está a desenvolver SUV premium a hidrogénio

Texto: Carlos Moura
Data: 29 de Junho, 2020

A Jaguar Land Rover aliou-se a outras empresas britânicas para desenvolver veículos ‘fuel-cell’. O primeiro resultado irá ser um SUV premium a hidrogénio.

A Jaguar Land Rover anunciou estar a trabalhar na tecnologia ‘fuel-cell’ e o primeiro modelo da marca britânica a surgir no mercado com este tipo de solução poderá ser um SUV, segundo adianta a imprensa britânica.

O projeto da Jaguar Land Rover na área do hidrogénio conta com o apoio do setor público e privado do Reino Unido. O Governo britânico lançou o programa Project Zeus para o desenvolvimento de veículos com tecnologia ‘fuel-cell’, que inclui um financiamento de 80 milhões de euros para ajudar a indústria automóvel a reduzir as emissões de carbono.

A Jaguar Land Rover está a colaborar com algumas empresas britânicas como a Delta Motorsport, Marelli Automotive Systems UK e UKBIC (The UK Battery Industrialization Center). Todas elas desenvolveram com sucesso componentes para veículos alternativos ‘fuel-cell’.

LEIA TAMBÉM
Bosch corta uso da platina nas células de hidrogénio

O projeto deverá contribuir para as empresas recolherem informação sobre a tecnologia da célula de combustível, em termos análise, avaliação e desenvolvimento.

Partilha de recursos

Os recursos que poderão ser partilhados pelas quatro empresas servirão para acelerar o desenvolvimento. Um comunicado emitido pelo “Department for Business, Energy & Industrial Strategy” refere que “ao trabalhar em conjunto com parceiros de referência mundial, a Jaguar Land Rover está a desenvolver um protótipo de um veículo ‘fuel-cell’”.

Jaguar Land Rover está a trabalhar no desenvolvimento de um SUV a hidrogénio
Jaguar Land Rover está a trabalhar no desenvolvimento de um SUV a hidrogénio

O projeto deverá dar origem ao protótipo de um SUV premium a hidrogénio da Jaguar Land Rover, que deverá oferecer uma elevada autonomia, abastecimento rápido, capacidades de reboque e de todo-o-terreno, assim como performance a baixas temperaturas.

O comunicado do governo britânico sublinha que o projeto “ajudar a crescer significativamente” o design e produção de veículos ‘fuel-cell’, oferecendo uma “vantagem competitiva na propriedade intelectual e na cadeia de abastecimento no Reino Unido”.

A Jaguar Land Rover ainda não revelou se o seu primeiro veículo a hidrogénio será comercializado com a marca Jaguar ou Land Rover.