Mobieco

Publicidade

I-Pace. Jaguar garante segunda vida para baterias usadas

Texto: Carlos Moura
Data: 16 de Março, 2022

A Jaguar Land Rover e a Off Grid Energy estabeleceram um acordo para dar uma segunda vida às baterias usadas do Jaguar I-Pace. Uma primeira demonstração foi efetuada pela Jaguar TCS Racing Team na pré-temporada do Mundial de Fórmula E.

O que fazer com as baterias usadas dos veículos elétricos é um problema que se coloca aos construtores de automóveis. A Jaguar Land Rover associou-se à Off Grid Energy para criar uma unidade de carregamento com 125 kWh de capacidade com a reutilização das baterias do Jaguar I-Pace.

O sistema de armazenamento de energia incorpora células de iões de lítio das baterias do Jaguar I-Pace, obtidas de protótipos e veículos de teste e engenharia. Esta unidade é carregada por painéis solares e pode fornecer energia “verde” quando o acesso à rede elétrica é limitado ou não está disponível.

Para demonstrar as capacidades do sistema, a Jaguar TCS Racing Team realizou testes no Reino Unido e em Espanha na preparação do Campeonato do Mundo ABB FIA Fórmula E de 2022, tendo utilizado a unidade de armazenamento para fornecer energia elétrica aos inovadores equipamentos de diagnóstico da equipa que analisam o desempenho em pista dos veículos de competição e para fornecer energia auxiliar às boxes da Jaguar. 

Unidades portáteis de energia

A unidade de armazenamento pode disponibilizar até 125 kW, uma potência mais do que suficiente para carregar integralmente o SUV elétrico I-Pace da Jaguar ou para fornecer a energia a uma casa média durante uma semana. 

A unidade, que pode ser carregada com os painéis solares da Off Grid Energy, é uma solução independente composta por um sistema de baterias conectado a um conversor bidirecional e aos sistemas de gestão de controlo derivados. Disponíveis para aluguer comercial, as unidades integram ligações de carregamento para veículo elétrico Type 2 com controlo dinâmico e uma potência de até 22 kW CA para carregar veículos elétricos.

“Este anúncio é um excelente exemplo da nossa forma de colaborar com os líderes do setor para atingir um futuro sustentável e uma verdadeira economia circular”, afirma Andrew Whitworth, Battery Manager, Circular Economy Team da Jaguar Land Rover.

“É para nós um prazer colaborar com a Off Grid Energy e dar uma segunda vida às baterias do Jaguar I-Pace como unidades portáteis de energia com zero emissões e apoiar a Jaguar TCS Racing nesta temporada, pois representa uma oportunidade excecional de demonstrar as capacidades destas unidades”, adianta Andrew Whitworth.

Primeira parceria

A Off Grid Energy reutiliza diretamente até 85 % das baterias de veículos fornecidas pela Jaguar Land Rover em conjunto com a unidade de armazenamento, incluindo módulos e cablagem. Os restantes materiais são reciclados e reenviados à cadeia fornecimento.

LEIA TAMBÉM
Jaguar Land Rover está elétrica! Mais três EV’s a caminho

Esta parceria é a primeira iniciativa da da Jaguar Land Rover para criar novos modelos empresariais de economia circular para as baterias dos seus veículos. Integrado no seu compromisso para neutralidade nas emissões de carbono antes de 2039, a empresa irá implementar programas que deem uma segunda vida e novas utilizações às baterias dos seus veículos elétricos.