Publicidade

F-Pace assinala 90 anos da Jaguar com (última) edição especial

Texto: Francisco Cruz
Data: 17 de Maio, 2024

Apontada a um futuro 100% elétrico, a Jaguar começa, progressivamente, a despedir-se dos seus modelos a combustão, com o F-Pace a ser “o senhor que se segue”. Neste caso, com a apresentação, também para Portugal, de uma nova e última edição especial, comemorativa dos 90 anos da marca britânica.

Baseada na versão R-Dynamic, esta nova edição especial do SUV que chegou ao mercado em 2015, contabilizando, neste momento, já mais de 328 mil unidades transaccionadas, destaca-se, desde logo, pela adopção de logotipos específicos, aplicados numa carroçaria que não esconde a versão que lhe está na base, com vidros fumados e tecto de abrir panorâmico. Acrescidos, ainda, de pintura metalizada, jantes em liga leve e câmara periférica 3D.

Já no interior, bancos reforçados com costura contrastante, revestimentos em Ebony e acabamentos interiores em alumínio.

LEIA TAMBÉM
Se quer, corra! Jaguar deixa de produzir modelos a combustão ainda este ano

Quanto a motores, a última edição especial do F-Pace está disponível, em Portugal, com um Mild Hybrid (D200) e um híbrido plug-in, este último, a prometer uma autonomia elétrica WLTP de até 64 km e um carregamento rápido CC que permite repor de 0 a 80% da capacidade, com apenas 30 minutos ligado à tomada.

Também no SVR 575

Contudo, esta nova edição especial de aniversário está, também, disponível com a versão de topo na gama F-Pace, o SVR 575, impulsionado por um V8 5.0 Supercharged, a debitar 575 cv de potência e um binário máximo de 700 Nm. Garantia, entre outros atributos, de acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,0 segundos.

A acompanhar estas prestações, uma carroçaria embelezada com todos os pergaminhos SVR, desde o pára-choques dianteiro optimizado em prol da performance e o traseiro com detalhes em preto, até às jantes em liga leve forjadas de 22” com acabamento polido especializado e contrastante Satin Technical Grey.

No habitáculo, bancos Performance em camurça e couro Windsor, climatizados e com 14 ajustes elétricos, acompanhados de um volante decorado com o logótipo SVR e acabamentos em alumínio exclusivos desta versão.

Já disponíveis para encomenda

A terminar, referir que, tanto o F-Pace Edition, como o F-Pace SVR 575 Edition, estão já disponíveis para encomenda, nos concessionários nacionais e site da marca britânica, com preços a partir de 90 353,33€ (P400e AWD Automático PHEV) e 192.637,48€ (P575 AWD Automático), respectivamente.

Quanto à Jaguar, mantém como objectivo tornar-se uma marca de luxo totalmente elétrica a partir de 2025.