Publicidade

Iveco e Foton vão explorar sinergias na área dos comerciais elétricos

Texto: Carlos Moura
Data: 10 de Junho, 2024

A Iveco e a Foton assinaram um memorando de entendimento para explorar sinergias na área dos veículos comerciais elétricos e reforçar a sua oferta com modelos posicionados abaixo da Daily. 

Após o estabelecimento de um acordo com a Hyundai para o fornecimento de uma plataforma para uma gama de veículos comerciais elétricos de dimensões inferiores à e-Daily, a Iveco assinou um memorando de entendimento com os chineses da Foton para exploração de uma potencial colaboração nas áreas dos veículos elétricos e componentes e oportunidades de negócios conjuntos para a Europa e América do Sul.

Fabricante de veículos comerciais detida pelo grupo BAIC, que tem participação por parte do Estado chinês, a Foton partilha o mesmo compromisso com a Iveco para promover a transição energética da indústria automóvel mundial através de várias soluções tecnológicas diferentes, como motorizações elétricas, híbridas e a pilha de combustível para veículos comerciais. A potencial cooperação também permitirá apoiar a Foton na sua estratégia de globalização.

Para a Iveco, esta parceria está inserida na sua estratégia de eletrificação para alargar a sua oferta de veículos comerciais ligeiros abaixo da gama de pesos brutos de 3500 kg a 7200 kg, onde está representada com a Daily. O objetivo é reforçar o portefólio com modelos elétricos em chassis-cabina e furgão abaixo dos 3500 kg.

Reforçar gama 

Com a Foton, a Iveco irá investigar a possibilidade de utilização dos seus canais de vendas para a comercialização de um furgão elétrico na Europa e América do Sul no segmento até às 3,5 toneladas de peso bruto. 

Segundo a Iveco, o futuro furgão tem potencial para ter um impacto positivo nas cadeias de abastecimento locais e regionais na Europa e América, além de apoiar o crescimento dos pontos de venda e após-venda da rede da Iveco.

Será de referir que ainda este ano, a Iveco assinou um acordo com o Hyundai Motor Group para o fornecimento de um chassis-cabina com peso brutos das 2,5 toneladas às 3,5 toneladas para ser comercializado e assistido pela Iveco na Europa.

LEIA TAMBÉM
Iveco investe mil milhões de euros na renovação de toda a gama

As colaborações da Iveco com a Foton e a Hyundai têm o objetivo de criar uma gama alargada de veículos comerciais elétricos nos segmentos abaixo da Daily.

O memorando de entendimento entre a Iveco e a Foton também não descarta a possibilidade de uma exploração conjunta de outras sinergias no futuro, incluindo a possível localização de atividades na Europa e América do Sul, as quais serão avaliadas na altura devida. As oportunidades na cadeia de abastecimento, incluindo através da marca FPT Industrial, também serão discutidas.