Publicidade

Iveco. Fábrica de Valladolid produz 700 mil unidades do Daily em 30 anos

Texto: Carlos Moura
Data: 25 de Fevereiro, 2022

Em 30 anos de atividade, a fábrica de Valladolid produziu 700 mil unidades do Iveco Daily. Atualmente esta instalação é responsável pelo fabrico das versões chassis-cabina da gama ligeira da marca.

A Iveco assinalou o 30º aniversário da fábrica de Valladolid, em Espanha, com a saída de linha de montagem da unidade número 700 mil do modelo Daily. Aquela fábrica é responsável pela produção das versões chassis-cabina da gama ligeira da marca, que vai das 2,8 às 7,0 toneladas de peso bruto, e também das cabinas para a gama de camiões Iveco S-Way.

Construída em 1995, a fábrica de Valladolid foi adquirida pela Iveco a 13 de setembro de 1990, após ter pertencido a empresas como a FADA, a SAVA e, por último, a Pegaso. A partir desse momento, iniciou a produção do modelo Daily. Atualmente saem 140 unidades deste modelo da linha de montagem e 150 cabinas S-Way.

Primeiro Iveco Daily a sair da linha de montagem da fábrica de Valladolid em 1992

“O primeiro Daily saiu da linha de produção a 11 de março de 1992, com a mesma energia de alguém que iniciar um novo projeto de vida”, afirma José Manuel Jaquotot, diretor da fábrica Iveco de Valladolid. 

“Foram 30 anos de esforço, entusiasmo e trabalho árduo, que mantiveram o sucesso do Daily como produto, e da fábrica Iveco de Valladolid como um projeto industrial de sucesso que proporcionou estabilidade e qualidade de vida a inúmeras famílias em Valladolid”, refere o responsável. 

Sempre em evolução

“Para além deste importante acontecimento, em janeiro atingimos a marca de 700.000 veículos Daily produzidos em Valladolid. Continuaremos a trabalhar para honrar aqueles que nos antecederam, e para proporcionar outros 30 anos de sucesso à fábrica de Valladolid, e ao Iveco Daily, em Espanha e na Europa,” acrescenta José Manuel Jaquotot. 

LEIA TAMBÉM
Iveco. Produzidas 1,6 milhões de unidades do Daily em Suzzara

Desde 1992, quando se iniciou a produção do Iveco Daily, que a fábrica registou uma evolução permanente. “A inovação e a transformação digital são as forças motrizes da nossa fábrica. Estamos a trabalhar para nos tornarmos um líder da Indústria 4.0, e para sermos uma fábrica competitiva, não só dentro do Grupo Iveco, mas também na importante região industrializada de Castela e Leão,” refere José Manuel Jaquotot. 

Atualmente, a fábrica de Valladolid da Iveco emprega cerca de 1100 pessoas e é considerada como uma das principais empresas do ramo automóvel da região de Castela e Leão. Em 2017 celebrou o 60º aniversário, olhando para o futuro com um espírito de inovação que a tornou uma referência mundial da Indústria 4.0. A sua política de constante melhoramento permitiu-lhe aumentar a eficiência, qualidade e capacidade de adaptação, promovendo, ao mesmo tempo, a inovação junto da sua força de trabalho. 

Em 2019, a fábrica de Valladolid atingiu o Nível Ouro in World Class Manufacturing, um prémio que distingue o mais elevado nível de inovação industrial, em reconhecimento dos seus grandes avanços em qualidade, protecção ambiental, segurança e inovação nos processos de produção.