As fábricas de Madrid e Valladolid da Iveco foram distinguidas pelos resultados alcançados ao nível da sustentabilidade com a "Estrela Lean & Green" pela redução na pegada de carbono.
A Associação de Fabricantes e Distribuidores (AECOC) distinguiu as fábricas de Madrid e Valladolid da Iveco com a "Estrela Lean & Green" pelos resultados alcançados na redução das suas pegadas de carbono.
As duas fábricas inscreveram-se no programa "Lean and Green" em 2016 e iniciaram um plano de ação para a redução das emissões de dióxido de carbono e a minimização do impacto dos processos logísticos nas emissões de gases com efeito de estufa. O objetivo do plano consiste na diminuição da sua pegada de carbono em 20% num período de cinco anos.

A estrela atribuída pela "Lean & Green" certifica que as suas fábricas cumpriram este compromisso. Para a Iveco, esta conquista representa um contributo tangível para alcançar a neutralidade carbónica em toda a sua cadeia de valor, bem como um passo significativo na sua abrangente estratégia de sustentabilidade.
A fábrica de Madrid tem a responsabilidade pela produção de toda a gama de veículos pesados da Iveco para os mercados globais, contando com uma mão-de-obra de 2850 colaboradores.
A unidade de Valladolid emprega cerca de 1000 pessoas e fabrica o veículo comercial ligeiro Daily, nas versões chassis-cabina e Hi-Matic. Além disso, é também responsável pelo fabrico e pintura das cabinas para a produção das gamas pesadas da fábrica de Madrid.
Emissões diretas e indiretas
As medidas de redução da pegada de carbono implementadas nas duas fábricas espanholas da Iveco envolveram emissões diretas (Âmbito 1), indiretas (Âmbito 2) e eficiência dos transportes (Âmbito 3), afetando a maioria dos processos produtivos. Algumas das ações implementadas tiveram origem em ideias recolhidas entre os trabalhadores de ambas as fábricas.
LEIA TAMBÉM
Iveco Group inaugura fábrica ePowertrain em Turim
As medidas de Âmbito 1 e 2 focaram-se na redução local em termos de consumo de gás natural e de eletricidade, envolvendo ações com projetos de energia fotovoltaica, instalação de recuperadores de calor nos pós-combustores, geração de energia foto-térmica e diversificação na produção de aquecimento.
As atividades de Âmbito 3 incluíram, entre outras, a otimização das denominadas rotas 'milk run' de modo a permitir uma carga completa por camião, o desenvolvimento de novos modelos de contentores para otimização do processo de carga, utilização da tecnologia RFID para melhorar os inventários e a redução dos transportes expressos desnecessários.