O autocarro elétrico Isuzu Novociti Volt foi testado na cidade de Guimarães e as suas prestações convenceram a Vale do Ave Transportes, que assegura a operação das linhas de serviço público urbano da Guimabus.
A Auto Sueco, que representa os autocarros da marca Isuzu em Portugal, disponibilizou o novo modelo elétrico Novociti Volt à Vale do Ave Transportes para ser testado em condições reais de operação na cidade de Guimarães, nas linhas da Guimabus.
O balanço da experiência foi positivo, segundo refere Agostinho da Costa, da Vale do Ave Transportes: "É um autocarro que pode ser muito útil na operação em Guimarães. Tem caraterísticas que, para a Vale do Ave, são uma mais valia para o transporte de passageiros."

O responsável da Vale do Ave Transportes sublinha que tendo em conta as dimensões do autocarro, "a viatura parece pequena, mas ao mesmo tempo grande, pois tem um interior muito espaçoso e um motor rápido que atinge uma boa velocidade".
Relativamente à capacidade das baterias de LFP (Lítio, Ferro e Fosfato) da CATL, Agostinho da Costa garante que "não desfraudou" as expectativas da empresa.
"Conseguimos num dos dias fazer 273 km e gastar 84,9% de bateria. Não menos importante de realçar o seu motor elétrico - modelo TM4 Sumo MD - que esteve à altura do desafio. O autocarro foi testado numa linha em que é necessária muita força por causa das inclinações. Em relação a viaturas maiores destaca-se pela agilidade e força", acrescenta.
Autonomia até 300 km
O Isuzu Novociti Volt também recebeu nota positiva por parte dos passageiros da Guimabus, designadamente ao nível do conforto dos bancos e do espaço interior. "Recebemos muitos elogios da parte deles", comenta Agostinho da Costa.
Com comprimento exterior de oito metros, largura de 2,5 metros e 3,3 metros de altura, o Novociti Volt é um autocarro midi, equipado com um motor elétrico que desenvolve uma potência máxima de 270 kW e um binário máximo de 2500 Nm.
LEIA TAMBÉM
Autocarros Isuzu chegaram a Portugal pela Auto Sueco
O motor elétrico é alimentado por uma bateria LFP (Lítio, Ferro e Cobalto), com tensão de 600V. Na versão standard, a bateria tem uma capacidade de 211 kWh, permitindo transportar 52 passageiros e assegurar uma autonomia de até 300 quilómetros.
