Para classe própria. Hyundai Ioniq 5 N já tem versão de corridas

Depois da apresentação do Ioniq 5 N, a Hyundai mostrou a variante de competição, com a qual pretende vencer nas pistas – o Ioniq 5 N eN1 Cup.

Depois da apresentação do primeiro N exclusivamente elétrico, o Ioniq 5 N, a Hyundai mostrou, agora, a variante de competição do mesmo modelo e com o qual pretende conquistar vitórias, nas pistas – o Ioniq 5 N eN1 Cup.

Concebido para correr numa classe específica, denominada eN1, e que deriva da Classe N1, na qual a marca sul-coreana já participa com o Elantra, este novo Ioniq 5 N eN1 Cup começa por apresentar várias diferenças face ao modelo standard. Visando, desde logo, uma redução no peso.

Os três "mosqueteiros", da esquerda para a direita: o Elantra N, o Ioniq 5 N eN1 Cup e o Ioniq 5 N
Os três "mosqueteiros", da esquerda para a direita: o Elantra N, o Ioniq 5 N eN1 Cup e o Ioniq 5 N

Recorrendo a soluções como uma capota em plástico reforçado com fibra de vidro (FRP) e janelas em policarbonato, além de um interior totalmente despedido de bancos, a não ser o do condutor, eN1 Cup consegue ser mais leve, cerca de 272 kg, que o Ioniq 5 N, anunciando, assim, um peso na ordem dos 1.979 kg. E, isto, mesmo com a inclusão de um kit aerodinâmico completo, com generosos pára-lamas e uma enorme asa traseira.

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Igualmente presente, jantes forjadas de 18" revestidas por pneus slicks, uma gaiola de proteção elaborada segundo as determinações da FIA, protecções anti-fogo e um sistema de corte de alta tensão, além de suspensão ajustável com amortecedores bidireccionais, indicador de alerta de alta tensão e uma porta de carregamento colocada na traseira.

Curioso, por outro lado, é o facto do carro de competição manter o falso ruído do motor (N e-Shift), sendo que, as equipas que correrem com o modelo, vão poder, inclusivamente, escolher a sua própria sonoridade.

O ponto de partida... e o resultado final
O ponto de partida... e o resultado final

Mantida foi, igualmente, a caixa fictícia, assim como o pré-condicionamento de bateria e o modo N Grin Boost, que se encarrega de desbloquear a potência total do sistema, ainda que apenas por 10 segundos.

De resto e no que concerne ao trem de força, intocada permanece a potência combinada de 650 cv anunciada pelo Ioniq 5 N, do qual o eN1 Cup herda ainda a arquitectura de 800V e a bateria de 85 kWh. A qual consegue recuperar de 10 a 80% da capacidade, com apenas 18 minutos de ligação à tomada.

O volante do Ioniq 5 N de competição
O volante do Ioniq 5 N de competição

Embora a Hyundai nada avance quanto a prestações, o mais certo é que o carro de competição consiga melhorar os cerca de três segundos que o N elétrico anuncia na aceleração dos 0 aos 100 km/h.

Estreia em abril

Finalmente, dizer, apenas, que o Hyundai 5 N eN1 Cup deverá estrear-se no dia 27 de abril, naquela que será a ronda inaugural da classe eN1, durante o Hyundai N Festival de 2024, no Inje Speedium, na Coreia do Sul.