Publicidade

Este SUV é o novo Maybach. E estivemos lá dentro

Texto: António Amorim
Data: 14 de Julho, 2018

Estivemos dentro do Vision Mercedes-Maybach Ultimate Luxury. Mas não foi assim tão simples…

À entrada, tivemos de entregar os telemóveis e todos os dispositivos equipados com câmara. Não era permitido tirar fotos. Assim começou a nossa visita ao ateliê de Design da Daimler em Sindelfingen, perto de Estugarda.

A ideia era participarmos numa aprofundada sessão de esclarecimento sobre os traços de identidade estilística de cada uma das quatro submarcas que atualmente compõem a Mercedes: Mercedes-AMG, Mercedes-Maybach, Mercedes-Benz e Mercedes-EQ.

Em várias salas, decoradas consoante os padrões estéticos de cada uma destas submarcas, encontrámos um carro de importância central para aquilo que é e vai ser o grande emblema da estrela.

Mas vale a pena centrar a atenção no carro mais marcante da ocasião: o Vision Mercedes-Maybach Ultimate Luxury, o concept apresentado no último salão de Pequim.

Fique com uma amostra do que pode ler numa das próximas edições da revista TURBO:

“Uma espécie de SUV com cauda, de 5,26 m de comprimento, cujo modelo final terá como base a próxima geração do Mercedes GLS e defrontará no mercado o Rolls Royce Cullinan e o Bentley Bentayga. Estamos na classe dos colossos da opulência. Poucas são as esperanças de que aquele óculo traseiro dividido, com um suave friso cromado vertical, que acende a vermelho como terceira luz de stop, chegue ao produto final. Até a própria cauda corre o risco de ser abandonada no complexo caminho dos holofotes para a linha de montagem. Ou aquelas sublimes turbinas cromadas que são as jantes. Mas o carro que temos perante os nossos olhos é magnético, poderoso, sofisticado. Devia ficar exatamente assim, neste vermelho cereja e com o duplo capô do motor, dividido em duas revivalistas tampas de abertura lateral, como asas de borboleta, como nos grandes desportivos dos primórdios do automobilismo. Tudo influências daquela outra deliciosa extravagância que é o Mercedes-Maybach Vision 6 (Paris 2016), também desenhado por Gorden Wagener. Será desta que a Mercedes consegue afirmar a Maybach? Ali, perante o olhar brilhante de um carro que até promete servir-nos um chá quente com todo o requinte, somos tentados a suspeitar que sim.”

Veja também o Aesthetics Progressive Luxury, a “flecha de prata” do futuro, mostrada na mesma ocasião.