No dia 6 de outubro de 1955 era apresentado no Salão Automóvel de Paris um dos modelos mais marcantes da indústria automóvel, o DS 19, que se viria a tornar um símbolo da elegância e da perícia francesas, disponibilizando soluções tecnológicas que eram verdadeiramente revolucionárias.
Contudo, o projeto VGD (Véhicule de Grande Diffusion), que daria origem ao DS 19, começou quase duas décadas antes, mais precisamente em 1938 por iniciativa do diretor da Citroën, Pierre Boulanger, e continuado por Pierre Bercot, seu sucessor a partir de 1950.
Na conceção e desenvolvimento deste modelo estiveram particularmente envolvidos três homens: André Lefèbvre, engenheiro aeronáutico de formação, fervoroso defensor da tração dianteira, bem como da aerodinâmica, da leveza e da centralização do peso; Paul Magès, engenheiro autodidata, responsável pela criação do conceito hidráulico, tendo Inventado a famosa suspensão hidropneumática, bem como a assistência hidráulica à direção, à embraiagem e à travagem do DS; Flaminio Bertoni, um talentoso estilista, escultor e pintor, cuja equipa de designers deu ao DS as suas linhas revolucionárias e elegantes.