Se um operador quiser ter uma frota de comerciais a hidrogénio, a Hyvia está preparada para fornecer um ecossistema completo, que não só inclui o combustível, mas postos de abastecimentos e veículos fuel-cell, baseados no Renault Master elétrico.
Estudos recentes indicam que cerca de 14% das aplicações que envolvem a utilização de veículos comerciais não podem ser asseguradas por viaturas equipadas com linhas motrizes elétricas a bateria. A autonomia, os demorados tempos de carregamento e a inexistência de uma infraestrutura adequada não são viáveis para determinados tipos de operações. Por outro, a tara maior da viatura penaliza a carga útil.
Para satisfazer esse tipo de necessidade, a Hyvia – uma joint-venture constituída entre o Grupo Renault e os norte-americanos da Plug Power (parceira da Galp em Sines) -, desenvolveu um ecossistema completo para veículos comerciais elétricos equipados com uma pilha de combustível alimentada por hidrogénio.
“Queremos resolver o problema do ‘ovo e da galinha’,” afirmou o diretor de operações da Hyvia, Julien Etienne, durante a apresentação exclusiva aos jurados do IVOTY – International Van of the Year. “A Hyvia tem a missão de fazer a combinação do veículo comercial com a pilha de combustível. O hidrogénio vai desempenhar um papel importante na descarbonização do transporte”, acrescentou.
Pilhas de combustível produzidas em Flins
A atividade da Hyvia é abrangente e inclui a produção de pilhas de combustível nas instalações da cidade francesa de Flins (perto de Paris), que depois são enviadas para a fábrica da Renault de Batilly para montagem na versão a pilha de combustível do Renault Master E-Tech.
A Hyvia também se dedica à produção de hidrogénio de baixo carbono a partir de fontes renováveis no complexo de Flins. Para o efeito dispõe de um eletrolisador, o qual utiliza energia elétrica e água para separar o hidrogénio do oxigénio e, assim, produzir o combustível. Segundo refere a Hyvia, com 1,2 MhW de energia elétrica, a instalação consegue produzir diariamente cerca de 420 quilogramas de hidrogénio.
Aquele volume de combustível é suficiente para que uma frota de 65 Renault Master E-Tech H2 possa percorrer até 200 mil quilómetros por dia, com base de um abastecimento de 6,4 quilogramas de hidrogénio. As estimativas da Hyvia apontam para uma poupança de 60 toneladas de emissões de dióxido de carbono na vida útil de uma Master E-Tech.
Inicialmente, o hidrogénio produzido pelo eletrolisador será utilizado para a fábrica testar as pilhas de combustível que se destinam aos Renault Master H2-Tech comercializados pela Hyvia, como também para estações de abastecimento de hidrogénio.
Postos de abastecimento privados
Ao abrigo de uma parceria com a Atawey, a Hyvia comercializa a estação de abastecimento compacta Hywell que pode ser instalada numa empresa com uma pequena frota de veículos a hidrogénio. Esta oferta foi projetada para que seja possível a um operador iniciar um ecossistema de hidrogénio “verde”, com um investimento e custos de operação adaptados à sua dimensão.
Aquela estação tem capacidade para fornecer 100 quilogramas de hidrogénio por dia, permitindo abastecer entre 20 a 25 veículos. A primeira estação deste tipo vai ser instalada em França já no início de 2024.
Postos de acesso público
Além de estações privadas, a Hyvia também aposta em postos públicos e estabeleceu uma parceria com a HYSTECO para acelerar o desenvolvimento de mobilidade a hidrogénio para veículos comerciais ligeiros.
A HYSTECO desenvolve e opera estações públicas de abastecimento de hidrogénio e disponibiliza soluções integradas para facilitar o acesso pelos profissionais à mobilidade a hidrogénio.
A cooperação tem o objetivo de melhorar a experiência dos utilizadores de veículos comerciais da Hyvia na rede de postos públicos de abastecimento de hidrogénio, assim como o estudo de uma oferta integrada de viaturas que será proposta pela HYSETCO, incluindo o veículo, os serviços associados e o fornecimento de hidrogénio.
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Será de referir que o custo de instalação de um posto de investimento público da HYSTECO não é propriamente barato, exigindo um investimento de aproximadamente um milhão de euros. O preço do quilograma de hidrogénio em França é de 18 euros. Na capital francesa, estes postos da HYSTECO são utilizados pelos motoristas de táxi que utilizam o Toyota Mirai, como tivemos oportunidade de observar.