Não parece mas este Hyundai RN24 é o futuro dos N elétricos

O RN24 é o mais recente protótipo criado pela divisão desportiva da Hyundai, com o objetivo de, não só testar tecnologias para os desportivos elétricos do futuro, como também e não menos importante, fazer derrapagens impressionantes.

Da mesma divisão desportiva que nos apresentou protótipos como o RN22e e o N Vision 74, sempre no âmbito do evento anual “N Day”, a Hyundai apresenta agora o RN24.

Na base deste novo protótipo, estão os dois motores elétricos e bateria do Ioniq 5 N, tendo por base o mesmo chassi do i20 N que participa no Campeonato Mundial de Ralis (WRC) e que foi desenhado especificamente para o efeito.

O resultado foi um autêntico laboratório móvel, que tem como propósito testar soluções que serão aplicadas nos futuros modelos de produção da divisão N.

O chassi do RN24 tem uma distância entre eixos 34 centímetros mais curta do que no Ioniq 5 N, sendo capaz de suportar toda a potência dos mesmos dois motores, que perfazem 478 kW (650 cv) e 770 Nm de binário.

Falando da óbvia ausência de painéis da carroçaria, esta tem como objetivo diminuir ao máximo o peso do protótipo, que, por utilizar a mesma bateria de 84 kWh do Ioniq 5 N, não desceu abaixo dos 1880 kg. O que não deixa de ser uma redução de 395 kg face ao modelo de produção.

Componentes do mundo da competição

Para completar o «ramalhete», a Hyundai decidiu incluir componentes, tanto dos seus modelos de produção, como dos veículos de competição.

No exterior, foi incluído um spoiler que é igual aos que existem nos Hyundai que correm no Campeonato Internacional de Carros de Turismo (TCR). Já as jantes são as mesmas do modelo de produção Elantra N.

No interior, a ligação do RN24 ao mundo da competição é mais evidente. A gestão motriz é assegurada através de botões no volante, à semelhança do que está no i20 N do Campeonato Mundial de Rally (WRC), sendo possível ajustar a sensibilidade do acelerador e do travão, assim como a distribuição de binário, contando também com um travão de mão elétrico.

Sendo capaz de fazer derrapagens impressionantes, o RN24 precisa apenas de 3,4 segundos para cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h. A fundo, a marca sul-coreana estima que seja capaz de fazer 240 km/h de velocidade máxima.

O protótipo conta ainda com uma versão do sistema N Active Sound, que emite um som artificial de motor a combustão.

Apesar do interesse que possa, desde já, causar, o RN24 não está previsto passar à produção, mantendo-se apenas como um veículo de testes.