Hyundai N revela protótipos RN22e e N Vision 74

No denominado "Dia N", a Hyundai revelou dois protótipos elétricos, RN22e e N Vision 74, que alegadamente antecipam os futuros modelos

No denominado "Dia N", a Hyundai revelou dois protótipos elétricos, RN22e e N Vision 74, que alegadamente antecipam os futuros modelos elétricos de elevadas prestações da submarca N.

A Hyundai apresentou dois protótipos de veículos elétricos, desenvolvidos para oferecerem elevadas prestações, o N Vision 74 e o RN22e.

O primeiro consiste numa interpretação de um outro protótipo da década de '70, denominado Pony, desenhado pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro. O segundo não é mais do que uma versão N do novo Ioniq 6, embora a Hyundai não lhe queira chamar Ioniq 6 N.

https://youtu.be/JQV_DEqgEvs

O Hyundai N Vision 74 possui uma linha motriz que compreende uma bateria de 62,4 kW e um depósito de hidrogénio para permitir a produção de eletricidade por uma pilha de combustível para alimentar os dois motores elétricos, montados nas rodas traseiras, os quais desenvolvem uma potência de 500 kW (680 cv) e um binário de 900 Nm. A marca anuncia uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.

Quanto ao interior, a Hyundai refere que, tal como o resto do carro, é uma tentativa para fazer o equilíbrio entre o Pony Concept original com a modernidade da sua linha motriz.

RN22e

Por sua vez, o Hyundai RN22e pretende ser uma antecipação de um futuro N elétrico de elevadas prestações. A sua linha motriz elétrica oferece a mesma potência de 430 KW do Kia EV6 GT, mas o objetivo da marca não foi extrair mais potência mas criar uma viatura para desafiar as curvas.

A Hyundai sublinha que o RN22e é o primeiro laboratório de altas prestações para a plataforma E-GMP. O protótipo irá explorar a vectorização do binário e a distribuição de potência, além de também procurar formas para reduzir o peso.

LEIA TAMBÉM
Hyundai N2025 Vision GT de regresso

O sistema de travagem também desenvolvido para responder às maiores exigências de um desportivo de altas prestações, contando para o efeito com discos de travões com quatro pinças.

As propriedades aerodinâmicas do Ioniq 6 para aplicações de elevadas prestações serão, assim, colocadas à prova, embora com um visual diferente e componentes inspirados na competição automóvel.

Hyundai N Vision 74
Hyundai N Vision 74