Hyundai Kauai EV 64 kWh Vanguard

Hyundai Kauai EV 64 kWh Vanguard: Electrizante!

De acelerador a fundo rumo à electrificação, a Hyundai escolheu o Kauai EV para ajudar a esta transformação. Responsabilidade a que, diga-se, esta versão 100% elétrica do popular crossover soube corresponder, ao proporcionar uma experiência de condução que, na grande maioria dos aspectos, consegue ser... electrizante.

Proposta 100% elétrica, embora elaborada a partir de um modelo cuja afirmação no mercado acabou sendo feita através de motorizações bem mais... tradicionais, e que o tornaram um caso incontestado de sucesso, o Kauai EV começa, assim, por beneficiar, daquela que viria a ser a estratégia seguida por muitos construtores: uma carroçaria de linhas crossover que, hoje em dia, reúne a maior parte das preferências dos consumidores, na maior parte dos mercados, conjugada com um sistema de propulsão elétrico que, apesar do aumentar da oferta, continua a ostentar uma certa imagem de vanguardismo e diferenciação.

Resultado desta opção mais... segura, a garantia, desde logo, de uma estética exterior já totalmente validada pelos consumidores, ainda que e fruto da propulsão elétrica, pontuada, aqui e ali, por algumas "novidades" necessárias à viabilidade do produto. Como é o caso da supressão da grelha frontal que os restantes irmão ostentam, passando a acomodar, nessa mesma zona, a tomada de carga; das jantes que, embora de design semelhante, são mais fechadas e aerodinâmicas; ou, ainda, de uma traseira que, embora quase intocada face às versões de combustão, abdica das habitualmente bem marcadas saídas de escape!

[caption id="attachment_157338" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption] INTERIOR

E se, no exterior, a opção pela manutenção das linhas de família tornam o Kauai EV "um entre (quase) iguais", uma vez no habitáculo, de fácil acesso, o princípio mantém-se, basicamente, o mesmo. A não ser na consola central, onde, a par do mesmo ecrã táctil a cores de 10,25" com comandos físicos, surge, um pouco mais abaixo, um sistema de ar condicionado ligeiramente redesenhado e que dá início a uma "ponte"- por baixo, uma generosa prateleira com entradas USB -, que se prolonga até aos bancos dianteiros. E que, construída em plástico a imitar (mal) metal, alberga um pequeno espaço de arrumação com tampa e entrada USB, dois porta-copos, além dos botões da (pretensa) caixa de velocidades, do Drive Mode com as suas três opções - Eco, Normal e Sport -, do Auto Hold e das câmaras exteriores.

LEIA TAMBÉM Sem alterações técnicas. Hyundai desvenda o renovado Kauai Electric

Aliás, num habitáculo do qual faz parte uma correcta posição de condução, mercê da ampla regulação de volante e banco, além do contributo de um bom apoio de pé esquerdo, a presença de uma câmara traseira, é garantia de maior facilidade nas manobras. Até porque a visibilidade traseira não deixa de ser reduzida.

[caption id="attachment_157337" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption] Pelo contrário, muito convincente, mostra-se a habitabilidade, em qualquer um dos lugares propostos. Com o Kauai EV a oferecer óptimas quotas, até mesmo para as pernas dos ocupantes dos lugares traseiros, mais-valia a que junta ainda uma bagageira de capacidade idêntica. Neste caso, a começar nos 332 litros, mas que facilmente podemos elevar até aos 1.114 litros, mediante o simples rebatimento 60:40 das costas dos bancos traseiros, no seguimento do piso da mala. Onde, acrescente-se, ainda existe um alçapão para guardar mais alguns objectos. MECÂNICA

Disponível, em Portugal, com dois níveis de potência - 136 e 204 cv -, o Kauai EV que tivemos oportunidade de ensaiar, envergava o motor mais potente, conjugado com bateria de 64 kWh, e, por esse motivo, a prometer uma autonomia de 484 quilómetros. Mas que a realidade rapidamente se encarregou de desmentir... e pela positiva!

Na realidade e graças a uma excelente gestão, por parte do sistema, da energia, confirmada num consumo médio que a marca cifra nos 14,7 kWh/100 km, mas que connosco terminou nos 13,6 kWh/100 km, um ensaio que terminou com mais de 500 quilómetros realizados com uma só carga, composto não somente de um sábado de utilização intensiva em cidade, mas também de um domingo escolhido para uma viagem de cerca de 200 quilómetros, e sem quaisquer cuidados especiais na condução. A não ser o aproveitamento das óptimas qualidades do sistema de regeneração de energia com três níveis de intensidade, seleccionáveis através das patilhas no volante.

[caption id="attachment_157340" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Quanto à aceleração, a promessa de uma evolução dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos, mas que, também aqui e em particular na primeira metade da progressão - ou seja, até aos 50 km/h -, a demonstrar força e intensidade para bem mais do que o prometido. Embora e depois, a cair um pouco na voragem com que faz a segunda parte deste mesmo trajecto...

Finalmente e quanto ao carregamento das baterias, a promessa de recuperação entre 20 e 80% da capacidade em 47 minutos, desde que recorrendo a um posto com potências até 100 kW CC. Ou então, em 4,2 horas, através de um posto de até 10,5 kW, sendo que, em postos públicos até 7,2 kW, a recarga das baterias pode demorar cerca de 6 horas.

TECNOLOGIA

Numa proposta que procura, não só através da estética, mas também pela propulsão elétrica, transmitir uma certa imagem de vanguardismo, o elemento tecnológico, nomeadamente, no interior do habitáculo, acaba surgindo através de elementos como o já referido painel de instrumentos 100% digital e configurável consoante o modo de condução seleccionado. Ou, ainda, o ecrã táctil de 10,25", parte de um sistema de infoentretenimento bastante completo, ainda que mais intuitivo e funcional, do que propriamente com imagem apelativa. Embora não deixando de integrar em si praticamente todos os sistemas acessórios e de acompanhamento do funcionamento do sistema elétrico. Já para não falar de outras soluções bem mais sui generis, como é aquela que seleccionar entre os sons da floresta e as ondas do mar - entre muitos outros... -, como forma de criar um ambiente mais relaxante.

[caption id="attachment_157341" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Finalmente e no que concerne aos apoios à condução e segurança, a garantia da presença de mais-valias como o Cruise Control, Navegação, indicador de perda de pressão nos pneus, câmara traseira, Controlo de Arranque em Subida, Manutenção na Faixa de Rodagem, Alerta de Fadiga do Condutor, Alerta de Arranque do Veículo à Frente e o serviço de chamada de emergência E-Call.

AO VOLANTE

Marcado por uma aceleração pronta e, inclusive, capaz de arrancar alguns sorrisos a condutor e ocupantes, a verdade é que o Hyundai Kauai EV continua, ainda assim, muito longe de se assumir como uma versão de cariz mais desportivo, fruto, em grande parte, de uma suspensão que privilegia claramente o conforto. E à qual se junta, ainda, uma direcção com não muito tacto e, por vezes, até com alguma dificuldade em lidar com arranques mais fundo - sempre são 204 cv... -, primando, antes, pela utilização fácil.

[caption id="attachment_157345" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Desta forma, emoções, sem dúvida, nas acelerações a fundo e a direito, com o Kauai a recomendar, a partir do momento em que estrada se torna mais sinuosa, uma toada mais descontraída. Momentos que a suspensão digere bem mais facilmente, inclusive, quando o piso deixa de ser tão liso. Altura em que, no entanto, deixa de ser apenas o barulho do rolamento a, por vezes, fazer-se ouvir no interior do habitáculo...

VEREDICTO

Mesmo com uma estética exterior que poderá não agradar a todos, este Hyundai Kauai EV é, sem dúvida, um dos produtos que melhor sustenta as teses dos defensores da Mobilidade Elétrica - conta com um sistema de propulsão elétrico muito eficaz e que lhe permite fazer mais de 500 quilómetros com uma só carga, pode ser recarregado em postos rápidos e, ainda por cima, não abdica de um argumento que seja, na afirmação como óptimo e competente familiar.

[caption id="attachment_157346" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Na verdade, eletrizante, mas pela negativa, só, talvez, o preço....

 

Gostámos Gostámos

Sistema de propulsão elétrico

Sem dúvida, um dos melhores sistemas de propulsão elétrica que já experimentámos, graças aos bons consumos, mas também capacidade de regeneração de energia.

Autonomia

A verdade é que não é todos os dias que temos um automóvel elétrico cuja autonomia ultrapassa o anunciado. Ou, pelo menos, não da forma descontraída como este Kauai o faz...

Bagageira

Afirmativo enquanto elétrico para todos os dias, o Kauai EV é também um óptimo familiar, oferecendo, entre outras qualidades, uma boa e versátil bagageira.

Não Gostámos Não Gostámos

Plástico na consola central

Proposta de imagem moderna, sustentada também na propulsão, tudo isto torna ainda menos compreensível a manutenção de plásticos como o que reveste a consola que se prolonga até aos bancos dianteiros, de qualidade visivelmente pobre...

Desempenho dinâmico

Mesmo anunciando uma potência capaz de o fazer rivalizar com alguns desportivos, a verdade é que o Kauai EV é tudo, menos um desportivo. O peso extra das baterias, a par da atuação permissiva da suspensão, não deixam quaisquer dúvidas...

Accionamento dos botões da caixa

A razão até pode estar na unidade por nós ensaiada, mas a verdade é que já não é a primeira vez que notamos uma certa resistência no seleccionar dos modos da caixa. Sendo, por vezes, pressionar mais do que uma vez, para o conseguir...

Hyundai Kauai EV 64 kWh Vanguard Preço 41.055,16 (a partir de) Motor Eléctrico síncrono de íman permanente Potência 204 cv (150 kW) Binário 395 Nm Bateria Polímeros de iões de lítio, 64 kWh Autonomia 484 km (WLTP) Transmissão Dianteira, 1 vel. Peso 2170 kg Comp./Larg./Alt. 4,205/1,800/1,570 m Dist. entre eixos 2,600 m Mala 332 - 1114 l Desempenho 7,9s 0-100 km/h; 167 km/h Vel. Máx. Consumo 14,7 (13,6) kWh/100 km Emissões CO2 0 g/Km Equipamento Série: Jantes de liga leve 17", Chave Inteligente com botão de ignição, Barras no tejadilho, Luzes de circulação diurna em LED, Espelhos exteriores com indicadores de mudança de direção em LED, Faróis dianteiros em LED, Faróis traseiros em LED, Integração de smartphone Apple Carplay e Android Auto, Ecrã touchscreen de 10.25'', Computador de bordo com ecrã "Supervision Cluster" de 10,25' policromático, Cruise Control, Ar condicionado automático 1 zona com sistema de desembaciamento automático, Sistema de Navegação, Sistema de som Krell, Patilhas de travagem regenerativa na coluna de direção, tomada de carregamento DC/AC, Carregador On Board trifásico de 11kW, Indicador de perda de pressão dos pneus (TPMS), Câmara de auxílio ao estacionamento traseira, Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC), Controlo de Arranque em Subida (HAC), Sistema de Manutenção à faixa de rodagem (LKA), Sistema de alerta de fadiga do condutor (DAW), Sensores de estacionamento traseiros, Sensor de luz (Faróis de acendimento automático), Sensor de chuva (Limpa para-brisas de ativação automática), E-Call, Alerta de arranque do veículo dianteiro (LVDA), Alarme com imobilizador e Kit de mobilidade.  

De acelerador a fundo rumo à electrificação, a Hyundai escolheu o Kauai EV para ajudar a esta transformação. Responsabilidade a que, diga-se, esta versão 100% elétrica do popular crossover soube corresponder, ao proporcionar uma experiência de condução que, na grande maioria dos aspectos, consegue ser... electrizante.

Proposta 100% elétrica, embora elaborada a partir de um modelo cuja afirmação no mercado acabou sendo feita através de motorizações bem mais... tradicionais, e que o tornaram um caso incontestado de sucesso, o Kauai EV começa, assim, por beneficiar, daquela que viria a ser a estratégia seguida por muitos construtores: uma carroçaria de linhas crossover que, hoje em dia, reúne a maior parte das preferências dos consumidores, na maior parte dos mercados, conjugada com um sistema de propulsão elétrico que, apesar do aumentar da oferta, continua a ostentar uma certa imagem de vanguardismo e diferenciação.

Resultado desta opção mais... segura, a garantia, desde logo, de uma estética exterior já totalmente validada pelos consumidores, ainda que e fruto da propulsão elétrica, pontuada, aqui e ali, por algumas "novidades" necessárias à viabilidade do produto. Como é o caso da supressão da grelha frontal que os restantes irmão ostentam, passando a acomodar, nessa mesma zona, a tomada de carga; das jantes que, embora de design semelhante, são mais fechadas e aerodinâmicas; ou, ainda, de uma traseira que, embora quase intocada face às versões de combustão, abdica das habitualmente bem marcadas saídas de escape!

[caption id="attachment_157338" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption] INTERIOR

E se, no exterior, a opção pela manutenção das linhas de família tornam o Kauai EV "um entre (quase) iguais", uma vez no habitáculo, de fácil acesso, o princípio mantém-se, basicamente, o mesmo. A não ser na consola central, onde, a par do mesmo ecrã táctil a cores de 10,25" com comandos físicos, surge, um pouco mais abaixo, um sistema de ar condicionado ligeiramente redesenhado e que dá início a uma "ponte"- por baixo, uma generosa prateleira com entradas USB -, que se prolonga até aos bancos dianteiros. E que, construída em plástico a imitar (mal) metal, alberga um pequeno espaço de arrumação com tampa e entrada USB, dois porta-copos, além dos botões da (pretensa) caixa de velocidades, do Drive Mode com as suas três opções - Eco, Normal e Sport -, do Auto Hold e das câmaras exteriores.

LEIA TAMBÉM Sem alterações técnicas. Hyundai desvenda o renovado Kauai Electric

Aliás, num habitáculo do qual faz parte uma correcta posição de condução, mercê da ampla regulação de volante e banco, além do contributo de um bom apoio de pé esquerdo, a presença de uma câmara traseira, é garantia de maior facilidade nas manobras. Até porque a visibilidade traseira não deixa de ser reduzida.

[caption id="attachment_157337" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption] Pelo contrário, muito convincente, mostra-se a habitabilidade, em qualquer um dos lugares propostos. Com o Kauai EV a oferecer óptimas quotas, até mesmo para as pernas dos ocupantes dos lugares traseiros, mais-valia a que junta ainda uma bagageira de capacidade idêntica. Neste caso, a começar nos 332 litros, mas que facilmente podemos elevar até aos 1.114 litros, mediante o simples rebatimento 60:40 das costas dos bancos traseiros, no seguimento do piso da mala. Onde, acrescente-se, ainda existe um alçapão para guardar mais alguns objectos. MECÂNICA

Disponível, em Portugal, com dois níveis de potência - 136 e 204 cv -, o Kauai EV que tivemos oportunidade de ensaiar, envergava o motor mais potente, conjugado com bateria de 64 kWh, e, por esse motivo, a prometer uma autonomia de 484 quilómetros. Mas que a realidade rapidamente se encarregou de desmentir... e pela positiva!

Na realidade e graças a uma excelente gestão, por parte do sistema, da energia, confirmada num consumo médio que a marca cifra nos 14,7 kWh/100 km, mas que connosco terminou nos 13,6 kWh/100 km, um ensaio que terminou com mais de 500 quilómetros realizados com uma só carga, composto não somente de um sábado de utilização intensiva em cidade, mas também de um domingo escolhido para uma viagem de cerca de 200 quilómetros, e sem quaisquer cuidados especiais na condução. A não ser o aproveitamento das óptimas qualidades do sistema de regeneração de energia com três níveis de intensidade, seleccionáveis através das patilhas no volante.

[caption id="attachment_157340" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Quanto à aceleração, a promessa de uma evolução dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos, mas que, também aqui e em particular na primeira metade da progressão - ou seja, até aos 50 km/h -, a demonstrar força e intensidade para bem mais do que o prometido. Embora e depois, a cair um pouco na voragem com que faz a segunda parte deste mesmo trajecto...

Finalmente e quanto ao carregamento das baterias, a promessa de recuperação entre 20 e 80% da capacidade em 47 minutos, desde que recorrendo a um posto com potências até 100 kW CC. Ou então, em 4,2 horas, através de um posto de até 10,5 kW, sendo que, em postos públicos até 7,2 kW, a recarga das baterias pode demorar cerca de 6 horas.

TECNOLOGIA

Numa proposta que procura, não só através da estética, mas também pela propulsão elétrica, transmitir uma certa imagem de vanguardismo, o elemento tecnológico, nomeadamente, no interior do habitáculo, acaba surgindo através de elementos como o já referido painel de instrumentos 100% digital e configurável consoante o modo de condução seleccionado. Ou, ainda, o ecrã táctil de 10,25", parte de um sistema de infoentretenimento bastante completo, ainda que mais intuitivo e funcional, do que propriamente com imagem apelativa. Embora não deixando de integrar em si praticamente todos os sistemas acessórios e de acompanhamento do funcionamento do sistema elétrico. Já para não falar de outras soluções bem mais sui generis, como é aquela que seleccionar entre os sons da floresta e as ondas do mar - entre muitos outros... -, como forma de criar um ambiente mais relaxante.

[caption id="attachment_157341" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Finalmente e no que concerne aos apoios à condução e segurança, a garantia da presença de mais-valias como o Cruise Control, Navegação, indicador de perda de pressão nos pneus, câmara traseira, Controlo de Arranque em Subida, Manutenção na Faixa de Rodagem, Alerta de Fadiga do Condutor, Alerta de Arranque do Veículo à Frente e o serviço de chamada de emergência E-Call.

AO VOLANTE

Marcado por uma aceleração pronta e, inclusive, capaz de arrancar alguns sorrisos a condutor e ocupantes, a verdade é que o Hyundai Kauai EV continua, ainda assim, muito longe de se assumir como uma versão de cariz mais desportivo, fruto, em grande parte, de uma suspensão que privilegia claramente o conforto. E à qual se junta, ainda, uma direcção com não muito tacto e, por vezes, até com alguma dificuldade em lidar com arranques mais fundo - sempre são 204 cv... -, primando, antes, pela utilização fácil.

[caption id="attachment_157345" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Desta forma, emoções, sem dúvida, nas acelerações a fundo e a direito, com o Kauai a recomendar, a partir do momento em que estrada se torna mais sinuosa, uma toada mais descontraída. Momentos que a suspensão digere bem mais facilmente, inclusive, quando o piso deixa de ser tão liso. Altura em que, no entanto, deixa de ser apenas o barulho do rolamento a, por vezes, fazer-se ouvir no interior do habitáculo...

VEREDICTO

Mesmo com uma estética exterior que poderá não agradar a todos, este Hyundai Kauai EV é, sem dúvida, um dos produtos que melhor sustenta as teses dos defensores da Mobilidade Elétrica - conta com um sistema de propulsão elétrico muito eficaz e que lhe permite fazer mais de 500 quilómetros com uma só carga, pode ser recarregado em postos rápidos e, ainda por cima, não abdica de um argumento que seja, na afirmação como óptimo e competente familiar.

[caption id="attachment_157346" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Na verdade, eletrizante, mas pela negativa, só, talvez, o preço....

 

Gostámos Gostámos

Sistema de propulsão elétrico

Sem dúvida, um dos melhores sistemas de propulsão elétrica que já experimentámos, graças aos bons consumos, mas também capacidade de regeneração de energia.

Autonomia

A verdade é que não é todos os dias que temos um automóvel elétrico cuja autonomia ultrapassa o anunciado. Ou, pelo menos, não da forma descontraída como este Kauai o faz...

Bagageira

Afirmativo enquanto elétrico para todos os dias, o Kauai EV é também um óptimo familiar, oferecendo, entre outras qualidades, uma boa e versátil bagageira.

Não Gostámos Não Gostámos

Plástico na consola central

Proposta de imagem moderna, sustentada também na propulsão, tudo isto torna ainda menos compreensível a manutenção de plásticos como o que reveste a consola que se prolonga até aos bancos dianteiros, de qualidade visivelmente pobre...

Desempenho dinâmico

Mesmo anunciando uma potência capaz de o fazer rivalizar com alguns desportivos, a verdade é que o Kauai EV é tudo, menos um desportivo. O peso extra das baterias, a par da atuação permissiva da suspensão, não deixam quaisquer dúvidas...

Accionamento dos botões da caixa

A razão até pode estar na unidade por nós ensaiada, mas a verdade é que já não é a primeira vez que notamos uma certa resistência no seleccionar dos modos da caixa. Sendo, por vezes, pressionar mais do que uma vez, para o conseguir...

Hyundai Kauai EV 64 kWh Vanguard Preço 41.055,16 (a partir de) Motor Eléctrico síncrono de íman permanente Potência 204 cv (150 kW) Binário 395 Nm Bateria Polímeros de iões de lítio, 64 kWh Autonomia 484 km (WLTP) Transmissão Dianteira, 1 vel. Peso 2170 kg Comp./Larg./Alt. 4,205/1,800/1,570 m Dist. entre eixos 2,600 m Mala 332 - 1114 l Desempenho 7,9s 0-100 km/h; 167 km/h Vel. Máx. Consumo 14,7 (13,6) kWh/100 km Emissões CO2 0 g/Km Equipamento Série: Jantes de liga leve 17", Chave Inteligente com botão de ignição, Barras no tejadilho, Luzes de circulação diurna em LED, Espelhos exteriores com indicadores de mudança de direção em LED, Faróis dianteiros em LED, Faróis traseiros em LED, Integração de smartphone Apple Carplay e Android Auto, Ecrã touchscreen de 10.25'', Computador de bordo com ecrã "Supervision Cluster" de 10,25' policromático, Cruise Control, Ar condicionado automático 1 zona com sistema de desembaciamento automático, Sistema de Navegação, Sistema de som Krell, Patilhas de travagem regenerativa na coluna de direção, tomada de carregamento DC/AC, Carregador On Board trifásico de 11kW, Indicador de perda de pressão dos pneus (TPMS), Câmara de auxílio ao estacionamento traseira, Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC), Controlo de Arranque em Subida (HAC), Sistema de Manutenção à faixa de rodagem (LKA), Sistema de alerta de fadiga do condutor (DAW), Sensores de estacionamento traseiros, Sensor de luz (Faróis de acendimento automático), Sensor de chuva (Limpa para-brisas de ativação automática), E-Call, Alerta de arranque do veículo dianteiro (LVDA), Alarme com imobilizador e Kit de mobilidade.