Mobieco

Publicidade

Hyundai revela esboço de design do futuro Ioniq 6

Texto: Carlos Moura
Data: 22 de Junho, 2022

A Hyundai apresentou o esboço de design do futuro Ioniq 6, um crossover elétrico com autonomia superior a 480 quilómetros, que estará disponível em versões com dois motores ou apenas um.

Em março de 2020, a Hyundai manifestou a intenção de desenvolver um concorrente direto do Tesla Model 3 com a apresentação do protótipo Prophecy. A berlina elétrica tinha um aspecto de Porsche 911 elétrico de quatro portas, mas as fotos-espia posteriores indicavam algumas alterações.

O imagem teaser mais recente do carro de produção indicia que a marca sul-coreana decidiu recuar no tempo ao mostrar o veículo de emissões zero num esboço demasiado bom para ser verdade.

Hyundai Prophecy Concept 2020

O denominado “veículo aerodinâmico eletrificado” irá aparecer em mais algumas imagens de pré-visualização nos próximos dias, acabando por ser revelado todo o interior e exterior até ao final de julho. As especificações técnicas, porém, são deverão ser anunciadas em julho, provavelmente no Salão Automóvel de Busan.

Plataforma E-GMP

Entretanto, o BMW i4 irá utilizar a mesma plataforma E-GMP, assim como o crossover Ioniq 5 e o SUV de maiores dimensões e três filas Ioniq 7 que deverá chegar em 2023.

Se os rumores corresponderem à verdade, o desenvolvimento do carro teve alguns problemas e os engenheiros tiveram de fazer algumas alterações substanciais. A versão de produção do Ioniq 6 terá mais dois centímetros de comprimento do que o previsto inicialmente e os pára-choques tiveram de ser totalmente redesenhados.

LEIA TAMBÉM
Já para 2023. Hyundai anuncia novo serviço de robotáxis com base no Ioniq 5

Além disso, o pack de baterias de 77,4 KWh também será ligeiramente maior e um sistema de infoentretenimento mais esguio do que o do Ioniq 5.

Na altura do lançamento, a versão topo de gama terá dois motores elétricos que oferecem uma potência combinada superior a 300 cv. A Hyundai está a trabalhar numa versão desportiva do crossover Ioniq 5, mas ainda é cedo para saber se o Ioniq 6 terá uma variante N.

No outro extremo da gama haverá uma versão com um motor elétrico, tração traseira e menos de 200 cv. A carroçaria aerodinâmica permitirá uma melhor eficiência e mais autonomia, que deverá ser superior a 480 quilómetros.