Honda Jazz renova-se na Europa com mais potência e nova versão

A Honda acaba de lançar na Europa a mais recente evolução do Jazz, com alguns retoques no exterior e, acima de tudo, mais potência no e:HEV.

A Honda acaba de lançar na Europa a mais recente evolução do conhecido citadino Jazz, a partir de agora, com alguns retoques no exterior e, principalmente, mais potência na motorização e:HEV. Novidades disponíveis também no mais aventureiro Jazz Crosstar.

Primeiramente desvendado no Japão, onde exibe o nome de Fit, o europeu Honda Jazz renova-se, assim e termos estéticos, com um novo pára-choques de aspecto mais desportivo, uma nova grelha frontal tipo favo de mel, novas saias laterais, além de um jantes em liga leve de 16" redesenhadas.

A emoldurar todas estas novidades, uma nova cor exterior Cinza Urban, combinada com capas dos retrovisores em Preto brilhante. Sendo que, no caso específico dos níveis de equipamento Elegance e Advance, a Honda fala ainda numa grelha frontal mais saliente, molduras das ópticas num tom escuro, pára-choques mais esculpido com secções inferiores texturizadas e jantes em liga leve de design distinto.

O renovado Honda Jazz e:HEV
O renovado Honda Jazz e:HEV

Já o Crosstar soma às novidades atrás referidas, um visual um pouco mais robusto, resultado de grelha frontal específica, além das aplicações, na cor metalizada, na parte inferior da carroçaria. Assim como numa nova cor exterior Azul Fjord Mist e um novo acabamento nas jantes em liga leve.

LEIA TAMBÉM
São apenas 20. Honda comemora 20 anos do Jazz com edição limitada

Reforçando a aposta no equipamento, o anúncio, ainda, de um novo nível de equipamento, denominado Advance Sport, que é também aquele que o Jazz presente nas fotos divulgadas pela marca nipónica, exibe.

Interior igualmente revisto

Passando ao habitáculo, destaque para a já habitual atualização das cores e dos materiais, além de novos estofos no Jazz Crosstar, sendo que, o novo Advance Sport, exibe, ainda, revestimentos em camurça sintética na cor Preta ou em couro sintético Cinza, pespontos em linha amarela um pouco por todo o ambiente e um volante desportivo com três raios.

A renovação do Jazz trouxe, também, novidades no habitáculo
A renovação do Jazz trouxe, também, novidades no habitáculo

Intocados permanecem, pelo contrário, o painel de instrumentos de 7", o ecrã central táctil de 9" parte do sistema de informação e entretenimento, e os já bem conhecidos Bancos Mágicos na última fila, ao passo que renovado foi o pacote de tecnologias de segurança e ajuda à condução Honda Sensing ADAS. Nomeadamente, através da introdução de uma câmara de maior definição, para melhor desempenho dos sistemas, além da evolução do sistema de ajuda à condução em trânsito intenso, que passa a conseguir atuar sobre a direção desde o arranque.

Com mais potência

Quanto à motorização e:HEV, que continuará a ser a única disponibilizada no Velho Continente, Portugal incluído (no Japão, pelo contrário, o pequeno citadino soma ainda uma motorização exclusivamente a combustão), destaque para o aumento de potência trazido com esta atualização e que faz com que o modelo passe a anunciar 123 cv e 253 Nm de binário.

A renovação do Jazz abarca igualmente a variante de aspecto mais aventureiro Crosstar
A renovação do Jazz abarca igualmente a variante de aspecto mais aventureiro Crosstar

Segundo a Honda, este aumento de potência de 14 cv resulta de melhorias resultadas no motor elétrico que atua diretamente sobre as rodas da frente, mas também do motor que funciona como gerador e do motor a gasolina de 1,5 litros, naturalmente aspirado, que passa a anunciar 107 cv, a par dos mesmos 131 Nm entre 4.500 e 5.000 rpm.

Os engenheiros da marca nipónica mexeram, ainda, na caixa de velocidades automática, com o objectivo de a tornar mais suave no funcionamento, procurando melhorar, igualmente, a resposta na aceleração, sendo que o Jazz passa a poder, também, rebocar até 500 kg, o que o torna apto a, por exemplo, atrelar  pequenos reboques ou porta-bicicletas.

No caso específico da nova versão Advance Sport, alterações ao nível da direcção e do desempenho, de forma a oferecer uma resposta mais desportiva, graças, desde logo, a passagens de caixa numa rotação mais alta, além um mapa de funcionamento do pedal do acelerador revisto como forma de oferecer "mais potência na aceleração e melhores respostas". Depois e a procurar dar sustentação a tudo isto, uma suspensão cujas molas se tornaram mais rígidas (+8% à frente, +20% atrás) e os amortecedores mais firmes.

O pára-choques mais esculpido e saliente é um dos aspectos marcantes na renovação do Honda Jazz
O pára-choques mais esculpido e saliente é um dos aspectos marcantes na renovação do Honda Jazz

Chega já no início de 2023

Ainda de acordo com a Honda, os renovados Jazz e Jazz Crosstar deverão iniciar a comercialização no Velho Continente ainda neste início de 2023, embora e para já, não existam preços conhecidos para estas evoluções.