Publicidade

Civic Type R com edição dedicada a Tiago Monteiro

Texto: Francisco Mota
Data: 11 de Abril, 2018

A Honda vai lançar em Portugal uma versão especial limitada do Civic Type R, apadrinhada pelo piloto português Tiago Monteiro, que representa a marca no WTCR.

Chama-se Civic Type R #18 Tiago Monteiro e trata-se de uma versão limitada a 18 unidades do desportivo da marca nipónica. O 18 é uma alusão ao número que Tiago Monteiro utiliza nos seus carros de competição há vários anos “um número que já me trouxe muitas alegrias, desde muito novo, mesmo quando eu ainda não sonhava em ser piloto profissional” confidenciou o piloto português. Além disso, coincide também com o ano de lançamento desta versão especial, 2018, sendo a primeira variante que a Honda autoriza a ser feita em todo o mundo, a partir do seu desportivo mais icónico. Monteiro participou na definição desta versão especial, escolhendo alguns dos detalhes de decoração que a diferencia, como os retrovisores pintados de vermelho: “na equipa Honda de competição, como os carros têm decorações iguais, a maneira de os distinguir é pela cor dos retrovisores e a minha cor sempre foi o vermelho”. Todas as unidades serão disponibilizadas exclusivamente na cor Championship White.

A carroçaria inclui ainda pilares centrais com uma aplicação em fibra de carbono, material que é também usado para o plano horizontal da asa traseira. Além disso, há dois discretos dísticos, em cada uma das portas da frente, que identifica esta versão. Por dentro, há uma placa numerada de 1 a 18 com o autógrafo do piloto e ainda dois outros dísticos com o #18 nas costas dos bancos da frente.

A maior diferença técnica é a substituição da panela de escape traseira e das três saídas por um conjunto fornecido pela Remus, devidamente homologado pela Honda: “ao Type R faltava-lhe um som um pouco mais emotivo” justifica assim Tiago Monteiro a inclusão deste novo escape que faz subir a potência em 10 cv, perfazendo assim o Type R #18 Tiago Monteiro um total de 330 cv.

Os compradores desta série limitada vão receber ainda a oferta de uma caixa com algumas recordações, como um porta-chaves personalizado, um catálogo autografado por Monteiro e ainda uma banda desenhada sobre os seis anos que o português já leva como piloto oficial da Honda, feito ao melhor estilo Michel Vaillant. A entrega das 18 unidades está prevista para o meio do ano e será feita num evento comum, onde todos os compradores e os seus novos carros vão ser reunidos com o piloto.

Tiago Monteiro faltou à primeira prova do novo campeonato WTCR, que teve inicio este ano, como consequência de lesões sofridas num acidente ocorrido em setembro do ano passado, durante testes para o campeonato WTCC, que na altura liderava. Monteiro também afirmou que os médicos não o vão autorizar a participar na segunda corrida deste ano, esperando-se por uma recuperação completa, sobretudo ao nível da visão, até poder pegar no volante do seu Civic Type R WTCR.

Todo o trabalho de transformação desta versão será feita em Portugal e a Honda anunciou um preço de 55 900 euros para esta edição limitada, mais 6000 euros que a versão de série GT, esperando uma procura superior à oferta. Desde novembro de 2017, o Civic Type R já se vendeu em 36 unidades, no nosso país.