Ho Sung Song: “Kia tem grandes ambições para gama PBV”

A Kia prepara-se para lançar a nova gama de comerciais elétricos na Europa e o primeiro membro da nova família PBV é o PV5. Em entrevista exclusiva aos jurados do IVOTY, o CEO da Kia, Hong Sung Song, não esconde que a marca tem grandes ambições para o novo produto.

Após muitos anos de ausência, a Kia decidiu regressar ao mercado europeu de veículos comerciais com a sua nova gama elétrica e conectada PBV (Platform Beyond Vehicle). O primeiro modelo a chegar, já no último trimestre de 2025, é o PV5, que se insere no segmento de comerciais médios.

A oferta vai incluir versões para transporte de mercadorias (Cargo), Passageiros (Passenger), mistas (Crew Van) ou especializadas como a WAV (Wheelchair Acessible Vehicle), vocacionado para passageiros de mobilidade reduzida) ou para .

O investimento da Kia foi bastante assinalável, não só no desenvolvimento da nova gama PBV, mas também na construção de raiz de uma nova fábrica na Coreia do Sul, que até final de 2030 deverá produzir 250 mil unidades dos modelos PV5, PV7 e PV9. 

Durante uma mesa redonda realizada com os membros do júri do International Van of the Year (IVOTY) em Seul, o CEO da Kia, Hu Sung Song, confirmou que a marca tem fortes ambições para a gama PBV e elevadas expetativas. Para alcançar os objetivos, a marca está a preparar uma rede de venda e assistência para a gama PBV.

Regresso aos comerciais na Europa

A Kia está satisfeita com o progresso e a reação da entrada no mercado dos veículos comerciais com a nova gama PBV?

O nosso regresso ao mercado dos comerciais foi enquadrado por regulamentos ambientais mais exigentes, pela digitalização e pelos avanços nas tecnologias de software, como a Inteligência Artificial. Apesar destas mudanças consideramos que esta é a altura certa para lançar a gama PBV (Platform Beyond Vehicles).

A nossa plataforma dedicada para veículos elétricos foi construída e testada para utilização B2B. Esta é a nossa proposta única de venda em combinação com o ecossistema de serviços conectados dedicados, de gestão de frotas, transformações, entre outros.

Os negócios necessitam atualmente de soluções à medida de mobilidade, sendo imperioso enfrentar desafios correntes como a menor qualidade e segurança de veículos de baixo custo, as opções limitadas de eletrificação e a ausência de compatibilidade digital. A Kia está a adotar uma abordagem nova para ir de encontro às exigências crescentes dos negócios dos clientes ao disponibilizar serviços conectados que melhoram a eficiência e a personalização.

Quando veremos os modelos de produção em comercialização?

O PV5 deverá começar a ser comercializado na Coreia do Sul e na Europa no segundo semestre deste ano. As vendas noutras regiões como Ásia-Pacífico e Médio Oriente vão arrancar em 2026. Para apoiar a extensa gama de aplicações, os modelos transformados vão começar a entrar em produção sequencialmente entre 2025 e 2026. Com a disponibilidade prevista em vários países até ao final do ano, o PV5 está posicionado para cumprir os critérios de elegibilidade do IVOTY.

Qual é a vossa estratégia imediata de vendas?

Mais de 60% dos nossos concessionários já têm experiência na venda de comerciais e, por isso, estamos a selecionar principalmente concessionários na rede Kia. Contudo, também estamos a pensar em centros específicos para comerciais. Vamos implementar centros dedicados PBV para disponibilizar serviços profissionais e de elevada qualidade especificamente para clientes PBV. Queremos construir uma relação de longo termo baseada na confiança nos produtos Kia e na marca. Vamos estabelecer 640 concessionários PBV na Europa em 2025 e também pretendemos recrutar concessionários externos para aumentar a cobertura e a especialização.

Vamos disponibilizar várias versões do PV5, incluindo o Cargo Van e Passenger Van. O preço indicativo para a versão de entrada do Cargo Van será de 35 000€, com IVA incluído, e de 40 000€ para o Passenger Van. Identificamos estes valores como os mais adequados para sermos competitivos em termos de TCO no segmento C, ao mesmo tempo que trazemos uma novidade que é uma plataforma dedicada de veículos elétricos e conectividade. 

TCO competitivo

A Kia considera que será um desafio conquistar novos clientes que são fiéis às marcas atuais?

Pensamos que provavelmente será um desafio conquistar novos clientes que são fiéis a outras marcas. Contudo, queremos convencer os novos clientes ao posicionar os nossos PBV como plataformas de negócios.

A nossa plataforma vai oferecer propostas de venda únicas como uma plataforma dedicada de veículos elétricos com uma capacidade de carga 20% superior ao da concorrência, assim como configurações flexíveis de espaço graças à modularidade, conectividade V2X, um TCO otimizado, um fiável ecossistema PBV, carregamento ultra-rápido (10% a 80% em menos de 30 minutos), versatilidade em aplicações B2B.

Para os clientes será atrativo um baixo TCO e, acima de tudo, um tempo mínimo de imobilização, uma operação eficiente da frota e mais valor. Incorporamos isto tudo na gama PBV desde o primeiro dia.

Os clientes podem experimentar a lealdade do concessionário e procurar, em primeiro lugar, aquilo que é mais importante para eles: disponibilidade e facilidade. Por isso, se tivermos a rede adequada e a qualidade adequada, ele poderão fazer facilmente a mudança.

A Kia irá procurar dirigir-se inicialmente a clientes que já têm comerciais da marca?

O nosso público é constituído por todos os clientes B2B. Para lançar os PBV tencionamos alavancar a nossa rede global de vendas e assistência, que inclui concessionários que já servem proprietários de veículos Kia.  O nosso objetivo principal é estabelecer uma forte presença com os nossos PBV’s no mercado de veículos comerciais em geral e de clientes B2B em particular.

Rede com 500 concessionários PBV

Como irá ser promovida e divulgada a gama PBV na Europa?

A Kia vai divulgar a sua gama PBV sublinhando os seus argumentos competitivos: plataforma dedicada para veículos elétricos, a disponibilização de uma maior capacidade de carga, flexibilidade, tecnologia avançada como Inteligência Artificial e conectividade V2X. Iremos realçar o TCO competitivo, dirigirmo-nos a setores B2B como serviços de logística e mobilidade, com parcerias com entidades como a Uber para demonstrar aplicações no mundo real.

Podemos apoiar as frotas com a nossa forte rede de serviço, incluindo Centros PBV e fornecimento rápido de peças. Iremos também posicionar o PV5 com um preço competitivo e promover o seu design modular para uma utilização comercial versátil. Além disso também iremos entrar para associações do setor e participar em digressões para chegar a mais gente.

A rede europeia da Kia está otimizada para responder às exigências dos ligeiros de passageiros. O que terá de ser feito para ir de encontro aos requisitos dos clientes de veículos comerciais, que têm necessidades especiais?

Estamos a adaptar a nossa rede europeia para ir de encontro às necessidades e exigências dos clientes de comerciais ligeiros. Em primeiro lugar queremos estabelecer 500 concessionários PBV na Europa até final de 2025 e recrutar concessionários externos para reforçar a cobertura e a especialização no setor. Com os concessionários atuais vamos alargar as equipas dedicadas PBV.

O nosso serviço de após-venda também é importante. Vamos colaborar com a Hyundai Mobis para implementar um sistema de entrega de peças para o mesmo dia, expandir os armazéns europeus e desenvolver um sistema automatizado de encomendas de peças para os nossos concessionários PBV. Finalmente temos o compromisso de criar relações de longo prazo com os nossos clientes PBV baseada na confiança na nossa gama PBV e na marca. Para o alcançar temos de assegurar canais de vendas acessíveis e uma robusta cadeia de abastecimento para veículos e peças. 

Concorrência

Como é que a Kia quer fazer a diferença num mercado europeu de veículos comerciais que conta com marcas locais com longas tradições e recém-chegados oriundos da China que têm fortes ambições?

Estamos a recorrer a uma estratégia multi-facetada centrada em volta da Platform Beyond Vehicles, tecnologia avençada, soluções centradas no cliente e forte proposta de valor. Construímos os nossos PBV’s com base na plataforma dedicada para veículos elétricos (E-GMP.S). Isto permite uma capacidade de carga otimizada, um design com piso baixo e facilidade de carga e acessibilidade. Damos prioridade a serviços centrados no cliente e conectados para oferecer um novo nível de personalização e eficiência. Isto inclui o desenvolvimento de uma Jornada de Experiência do Cliente PBV, com canais de vendas acessíveis, um forte rede de abastecimento global e centros dedicados PBV.

Os nossos veículos incorporam as mais avançadas tecnologias como conectividade V2X (veículo para tudo), atualizações remotas e carregamento ultrarrápido (10% a 80% em menos de 30 minutos). O elevado grau de modularidade dos nossos PBV permite aos clientes personalizar e reconfigurar os seus veículos para diferentes funcionalidades.

Esta versatilidade abrange uma ampla gama se segmentos B2B, incluindo distribuição de última milha, transporte urbano de passageiros e serviços móveis. O nosso objetivo é também apresentar preços competitivos para os PBVs para assegurar que o TCO vai estar ao mesmo nível, ou mesmo melhor, do que dos comerciais convencionais.

Com uma capacidade de produção anual da fábrica de 250 mil unidades, quando tempo demorará até atingir este número?

Até 2030 teremos já lançado o PV7 e o PV9. Nesses cinco anos, o nosso objetivo é chegar a vendas totais de 250 mil unidades de toda a nossa gama PBV.