Publicidade

Com 10 motores elétricos! GTA Spano feito em Lego bate recorde de velocidade

Texto: Francisco Cruz
Data: 26 de Outubro, 2021

Se os grandes podem, porque não também os pequenos? Este parece ser, pelo menos, o ponto de partida para o desafio que o pequeno fabricante automóvel espanhol Spania GTA, em colaboração com a BuWizz, decidiu agarrar e que acaba de resultar numa conquista muito particular: o recorde mundial de velocidade… para um GTA Spano em Lego!

Ao mesmo tempo que, no mundo real, construtores automóveis lutam entre si por recordes – de velocidade, aceleração, volta mais rápida, etc… -, também na realidade alternativa que é o universo Lego, esta é uma tendência que parece querer afirmar-se.

A demonstrá-lo, o desafio assumido pelo fabricante automóvel espanhol Spania GTA, que, em colaboração com o fabricante de motores e controlos para veículos Lego BuWizz, decidiu montar uma réplica do seu modelo Spano, em Lego, à escala 1:8. Com o qual decidiu lançar-se à conquista do recorde mundial de velocidade para réplicas em Lego!

O GTA Spano... em Lego
O GTA Spano… em Lego

Impulsionado por 10 (!) motores elétricos BuWizz, mais cinco motores elétricos a controlarem outras funções primárias do veículo, esta réplica de um GTA Spano terá, assim, conseguido atingir a velocidade máxima de 36,5 km/h. Velocidade que, é certo, não se compara com os 321 km/h que o verdadeiro GTA Spano consegue alcançar, graças a um V10 8.0 litros Twin-Turbo a debitar 938 cv de potência e 1.200 Nm de binário, mas que, ainda assim, permitir ao “pequenino” Spano arrebatar o recorde do mundo!

LEIA TAMBÉM
Lamborghini Sián FKP 37. Miniatura já disponível na coleção da Lego Technic

No entanto, o contributo da BuWizz não se ficou pelos motores, mas também abarcou os controladores – cinco BuWizz 3.0 Pro ao todo, responsáveis pelo processamento, com os controlos a serem disponibilizados através de uma aplicação, personalizável, concebida tanto para iOS como para Android, com conexão via Bluetooth.

No ecrã, o piloto pode, assim, ter acesso a informações fundamentais relacionadas com o veículo, tais como a potência, a aceleração e até as forças G quando em curva.

O GTA Spano, nas suas diferentes dimensões, juntamente com os mentores da conquista do novo recorde
O GTA Spano, nas suas diferentes dimensões, juntamente com os mentores da conquista do novo recorde

Quanto ao “carro” propriamente dito, procura ser uma cópia fiel do superdesportivo espanhol, sendo, para tal, composto por um total de 3.880 peças Lego. Também como forma de garantir, igualmente, um interior replicado ao pormenor.

Não deixe de ver o vídeo com o novo detentor do recorde mundial de velocidade para veículos Lego: