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GLA 45 S 4Matic+. SUV AMG de entrada de gama renova-se para o futuro

Texto: Francisco Cruz
Data: 16 de Outubro, 2023

A Mercedes-AMG acaba de atualizar o seu SUV Performance compacto, mais conhecido como GLA 45 S 4Matic+. O qual, mantendo intocados os seus 421 cv de potência e 4,3s na aceleração dos 0 aos 100 km/h, recebeu, sim, uma “lavagem de cara”, a par de melhores tecnologias.

Variante incomparavelmente mais vitaminada do SUV de entrada na oferta da Mercedes-Benz, o agora renovado GLA 45 S 4Matic+ começa por ganhar um novo pára-choques dianteiro, a par do brasão AMG no capot. Novidades a que se junta a adopção da tecnologia LED em toda a iluminação exterior, com nova assinatura diurna.

Observado de perfil, o SUV desportivo passa a exibir as extensões dos guarda-lamas na cor da carroçaria (até aqui, eram pretos), ao passo que, as jantes de 20″ e as pinças de travão pintadas a vermelho, passam a fazer a parte do equipamento de série. Tal como aliás e já na traseira, o revestimento arredondado da dupla ponteira de escape e o spoiler traseiro no tejadilho.

As jantes de 20" e as pinças de travão pintadas a vermelho passam a fazer parte do equipamento de série do renovado GLA 45 S 4Matic+
As jantes de 20″ e as pinças de travão pintadas a vermelho passam a fazer parte do equipamento de série do renovado GLA 45 S 4Matic+

Passando ao interior, a principal novidade reside na adopção daquela que é a última geração do volante AMG Performance, mas também da mais recente evolução do sistema de informação e entretenimento MBUX, agora com maior capacidade de processamento, assim como com um novo ecrã e design específico AMG. Tudo isto, sem esquecer a importância de funcionalidades como o Apple Car Play e Android Auto, além das entradas USB e USB-C.

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Também renovado foi o revestimento e decoração dos bancos, que passam a deter um maior número de opções, além das superfícies em madeira, que viram acrescentada a madeira lime porosa ao leque de hipóteses disponíveis.

Dois litros turbo sem alterações

Já intocado, permanece o conhecido quatro cilindros 2,0 litros turbo com 421 cv de potência e que, em conjunto com uma caixa automática de dupla embraiagem e oito relações (AMG Speedshift DCT), consegue garantir acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,3s. Mantendo, no entanto, a velocidade máxima limitada eletronicamente a 270 km/h.

O volante AMG, mas também a mais recente evolução do sistema de infotainment MBUX, são algumas das novidades no interior do SUV AMG de entrada de gama
O volante AMG, mas também a mais recente evolução do sistema de infotainment MBUX, são algumas das novidades no interior do SUV AMG de entrada de gama

Ainda como parte dos atributos técnicos, um programa de condução Race e, principalmente, um sistema de tracção integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+, com AMG Torque Control. Este último, sinónimo da presença no eixo traseiro de duas embraiagens multidisco, controladas eletronicamente e que, por estarem ligadas a dois semi-eixos, fazem com que a força de tracção seja distribuída variavelmente, não apenas entre as rodas dianteiras e traseiras, mas também entre as próprias rodas de trás, esquerda e direita.

Sem preço conhecido… ainda

Por conhecer, fica, no entanto, qual o reflexo destas melhorias no preço final do renovado Mercedes-AMG GLA 45 S 4Matic+, ou até mesmo quando é que estará efectivamente disponível em Portugal. Tanto para encomenda, como para entrega.

Só falta mesmo saber o preço, e já agora a data de chegada, do novo GLA 45 S 4Matic+
Só falta mesmo saber o preço, e já agora a data de chegada, do novo GLA 45 S 4Matic+