Publicidade

Gazoo promete continuar com carros divertidos… a combustão

Texto: Francisco Cruz
Data: 28 de Maio, 2024

Depois de um guinar abrupto rumo à mobilidade 100% elétrica, parecem ser cada vez mais os construtores a repensar estratégias. É caso da Gazoo Racing, divisão de performance da Toyota, que acaba de garantir que vai continuar a fabricar carros divertidos de conduzir, a combustão; pelo menos, enquanto lhe for permitido!

A garantia foi dada pelo próprio presidente da Toyota Gazoo Racing, Tomoya Takahashi, que, em declarações à revista australiana Car Expert, não só torceu o nariz à hipótese de um veículo elétrico de elevador desempenho, como defendeu que “os motores de combustão interno não são maus, o inimigo é o carbono”.

Toyota GR86. Foto: Turbo
Toyota GR86. Foto: Turbo

Para o homem-forte da Gazoo Racing, a combustão continua a ter um futuro brilhante, razão pela qual a empresa promete continuar a investir nesta tecnologia, com vista à sua aplicação em modelo futuros, previstos para lá do período de vida das propostas atuais, como o GR86, o GR Yaris, o GR Corolla ou o GR Supra.

Prometendo manter a combustão interna “enquanto for possível”, Takahashi também admite, no entanto, a possibilidade de a conjugar com um sistema elétrico, enveredando, dessa forma, pela hibridização de uma ou outra proposta. Até porque, “ao utilizar essa tecnologia, podemos conseguir, desde logo, uma redução das emissões de carbono”, recordou.

LEIA TAMBÉM
Através de dois concepts. Gazoo Racing mostra GR86 em modo racing

De resto e com esse mesmo objectivo em mente, Tomoya Takahashi também não descarta a possibilidade de apostar nos combustíveis sintéticos, desenvolvendo a solução lado-a-lado com a combustão a hidrogénio. Algo em que, recorde-se, a casa-mãe, Toyota, tem já um caminho percorrido, ao alinhar, nalgumas competições de velocidade, no Japão, com um Corolla a hidrogénio.

O que aí vem

Entretanto e com projectos como o do desportivo elétrico FT-Se sem garantias de futuro ou passagem à produção, a Gazoo Racing estará, neste momento, a trabalhar num SUV de elevado desempenho, a combustão, ao mesmo tempo que estará a desenvolver uma versão GR Corolla, mas com caixa automática.

Toyota FT-Se Concept
Toyota FT-Se Concept

Finalmente, nas mãos dos engenheiros da divisão de performance da Toyota pode estar, também, a versão mais desportiva do pequeno SUV da Lexus, o LBX, e que até já foi antecipada com o protótipo LBX Morizo RR. O qual acabou recebendo fortes elogios do presidente da Toyota Motor Corporation, Akio Toyota.