Publicidade

Tendência não muda. Gasolina e gasóleo com novos aumentos esta semana

Texto: Francisco Cruz
Data: 28 de Agosto, 2023

Continua a escalada dos preços dos combustíveis fósseis em Portugal, com, tanto a gasolina, como o gasóleo, a começarem a semana mais caros. Sendo que as subidas prometem continuar…

Com a semana a começar, novo aumento no preço da gasolina e do gasóleo, com a primeira a surgir, agora e face àquele que era o preço de referência na semana passada, cerca de 2 cêntimos mais cara, enquanto o Diesel está cerca de 1,5 cêntimos mais caro.

Consequência destes aumentos, a gasolina simples de 95 octanas passa a ter como preço de referência 1,857€ por litro, ao passo que o gasóleo sem qualquer aditivo passa a custar, em média, 1,702€ por litros.

Estes novos preços, fornecidos pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), vêm renovar aqueles que são os máximos do ano, culminando, assim, uma escalada de preços que ganhou impulso, em particular, a partir da primeira semana de julho.

De resto e ao fim de oito semanas a subir, a gasolina aumentou já 20 cêntimos no preço por litro, levando a que, neste momento, um depósito de 60 litros custe mais 12 euros, que no início de julho.

LEIA TAMBÉM
Portugueses defendem redução dos impostos sobre combustíveis

No caso do gasóleo, seis semanas de aumentos consecutivos levaram a uma subida total de 19 cêntimos no preço por litro, o que faz com que, neste momento, encher o mesmo depósito de 60 litros, custe 13 euros mais, que no início do mês passado.

Finalmente e a contribuir, também, para estas subidas, a decisão do Governo de descongelar gradualmente a taxa de carbono nos combustíveis, o que levou a um aumento adicional de 2 cêntimos no preço de gasolina e gasóleo.

Contudo e porque este é um sector de preços liberalizados, a DGEG também recomenda aos consumidores para que não deixem de consultar o site ‘Preço dos Combustíveis Online‘, de forma a verificarem quais os postos de combustível com os preços mais baixos, na área onde se encontram.