Diesel abastecimento

Publicidade

Oito semanas depois… Semana começa com combustíveis mais caros

Texto: Francisco Cruz
Data: 26 de Dezembro, 2023

Depois de oito semanas de preços a cair, os combustíveis entram na semana entre o Natal e o Ano Novo com o regresso do aumento do valor de referência, tanto da gasolina, como do gasóleo.

Certamente já (mal) habituados aos sucessivos anunciados de queda nos preços dos combustíveis, os portugueses iniciam agora os preparativos das festividades de final do ano com o regresso das más notícias: tanto a gasolina, como o gasóleo, estão, esta semana, mais caros.

Segundo as previsões da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço da gasolina deverá estar semana dois cêntimos mais alto, enquanto o gasóleo deverá estar 3,5 cêntimos mais caro.

Assim e fruto destas subidas, o mais certo é que os condutores portugueses estejam já a pagar o litro de gasóleo simples por um preço a rondar os 1,589 euros, enquanto o litro de gasolina simples de 95 octanas deverá apresentar agora um valor de referência na ordem dos 1,648 euros.

Recorde-se que estes preços já contemplam os descontos aplicados pela gasolineiras, assim como a revisão das medidas fiscais temporárias destinadas a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.

LEIA TAMBÉM
Combustíveis fósseis. AIE antecipa pico na procura ainda para esta década

O Governo havia aumentado em dois cêntimos o apoio ao gasóleo e em um cêntimo o “desconto” na gasolina, decisão que reduziu em 25 cêntimos o valor do imposto aplicado ao litro de gasóleo e em 26 cêntimos o imposto do litro de gasolina.

Por se tratar de um mercado liberalizado e, especialmente agora, com o regresso do aumento dos preços da gasolina e gasóleo, a DGEG recomenda a todos os consumidores que recorram ao portal ‘Preço dos Combustíveis Online‘, de forma a descobrirem quaisquer os postos de combustível com os preços para mais baixos, na área onde se encontram.