Gama de comerciais da Flexis vai ter três modelos

A Flexis desenvolveu uma gama de comerciais elétricos com três modelos, que incluem um furgão, um chassis-cabina e um furgão de tecto alto para distribuição de última milha. Estreia pública está agendada para o Salão Solutrans, que se realiza em novembro, na cidade francesa de Lyon.

Resultante de uma joint-venture entre o Renault Group, Volvo Group e a CMA-CGM, a Flexis revelou a sua gama de comerciais ligeiros que irá ser lançada no próximo ano, segundo avança o site especializado britânico vanreviewer.co.uk, cujo responsável George Barrow é jurado da organização IVOTY - International Van of the Year.

Os novos modelos passarão a estar disponíveis quando a produção arrancar em abril do próximo ano, que incluirá um chassis-cabina, um furgão e um veículo de distribuição com passagem entre a cabina e compartimento de carga.

A Flexis pretende vender os veículos diretamente às frotas, mas a Renault e a Renault Trucks também irão comercializar os modelos através dos seus próprios canais de venda, disponibilizando os veículos aos canais B2B e retalho.

Os comerciais da Flexis são baseados no design de skate, criado pela divisão Ampere do Renault Group, estando o veículo, totalmente conectado, projetado para enviar dados em tempo real aos gestores de frota, assim como receber atualizações remotas de software (over-the-air).

Dois comprimentos de carroçaria

O furgão será proposto em dois comprimentos de carroçaria e uma altura total de 1,9 metros. As suas dimensões posicionam-no no segmento dos furgões médios, onde se insere o Renault Trafic.

As versões Cargo Van receberão uma caixa de carga, sendo disponibilizadas diferentes configurações de largura e altura, além de versões refrigeradas.

A oferta compreende ainda uma versão de tecto elevado e altura interior de 1,9 metros com uma passagem entre a cabina e o compartimento de carga para assegurar entregas mais seguras e rápidas. A porta traseira é de correr e a dianteira deslizante com uma baixa altura ao solo e degraus para entradas e saídas com maior segurança.

O habitáculo dos três modelos conta com um cockpit orientado para o condutor com dois ecrãs digitais. Um ecrã retangular atrás do volante disponibiliza informação útil para o condutor, enquanto o ecrã central quadrado pode ser configurável com a possível integração dos próprios sistemas de gestão de frotas das empresas.

A Flexis anuncia uma capacidade de carga até 1,2 toneladas para o furgão e até 1,5 toneladas para o chassis-cabina. Para a nova versão de tecto alto é reivindicada a capacidade de até uma tonelada.

Base da nova Renault Trafic

A Flexis não adiantou detalhes quanto à capacidade da bateria, mas refere que vai permitir o carregamento dos veículos em corrente contínua, sendo possível recuperar até 80% da capacidade de carga em apenas 20 minutos.

A autonomia vai variar em função do veículo e da capacidade da bateria, mas para o furgão é anunciado um alcance de até 460 quilómetros, com base no ciclo WLTP, enquanto a versão de tecto elevado pode percorrer até 350 quilómetros entre carregamentos.

A plataforma será provavelmente a base para a futura geração da Renault Trafic. A produção em série dos veículos será realizada na fábrica de Sandouville, em França, do Renault Group a partir de meados de 2026. 

Até agora, como parte do processo de desenvolvimento, foram produzidos 20 protótipos para testes e já efetuaram mais de 9000 horas de condução desde março de 2024.

A Flexis afirma que tem dez contratos em carteira de grandes frotistas para uma produção de 15 mil veículos durante um período de três anos. Alguns importantes operadores logísticos apostam neste projeto, incluindo a CMA CGM, que juntamente com o Renault Group e o Volvo Group investiu na Flexis.